Buscar

Como ocorre a iniciação esportiva no espaço escolar?

💡 1 Resposta

User badge image

Lucas Braga

Uma das confusões mais comuns na educação física acontece entre os conceitos de iniciação esportiva e de especialização esportiva precoce. Essa segunda concepção é a mais aplicada nos treinamentos esportivos profissionalizantes no Brasil, sobretudo no futebol.

Estudiosos do assunto definem a especialização precoce como um treinamento planejado no qual o atleta, ainda criança, é submetido a picos máximos de esforço a fim de aumentar gradualmente seu desempenho. 

Basicamente, diz respeito à atividade esportiva desenvolvida antes da puberdade, marcada por mais de 10 horas de treinamentos semanais e por uma finalidade competitiva.

Assim, devido ao rigor desses treinos, o relacionamento do atleta-mirim com o técnico acontece em tempo praticamente integral.

Em contraposição a esse modelo, a iniciação esportiva se propõe como uma etapa e não como um fim. A ideia é que, antes de se especializar em qualquer esporte, a criança deve ter a oportunidade de experimentar práticas que incitem o desenvolvimento de habilidades motoras variadas.

Essa vivência, então, objetiva uma prática esportiva saudável, e pode ser instigada por meio de jogos e modalidades esportivas diversificadas que envolvam não somente a dimensão motora, mas também habilidades humanas, culturais, sociais, cognitivas e afetivas. 

Idade, nível de coordenação motora e grau de maturidade são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração, na iniciação esportiva, para a elaboração das atividades a serem desenvolvidas pela criança.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais