Buscar

Comperve 2014 (PREFEITURA MUNICIPAL DE JUCURUTU) Professor de Educação Física

No desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma do 7º ano do ensino fundamental cujo tema é avaliação física, o professor formula o seguinte objetivo geral de uma aula: abordar os testes que avaliam as capacidades físicas. No desenvolvimento da aula, o professor explica aos alunos os principais testes físicos aplicados às diferentes capacidades físicas, apresenta os equipamentos necessários para cada teste, os procedimentos gerais e as finalidades de cada um. Logo em seguida, o professor apresenta em um vídeo, como exemplo, o teste denominado RAST. O teste consiste na execução de 6 tiros de corrida com velocidade máxima de 35 metros, com 10 segundos de pausa passiva (par ada no lugar) entre cada tiro; ou seja, o início do tiro subsequente será realizado na marca final do tiro anterior, sendo 3 tiros em um sentido (ida) e os outros 3 no outro sentido (volta). O desempenho em cada tiro é cronometrado para a aferição da veloc idade máxima e aceleração, úteis para o cálculo do índice de fadiga e de potência média. 30. A situação descrita no texto diz respeito ao teste que visa avaliar a capacidade física denominada

A) Resistência muscular localizada.

B) Flexibilidade.

C) Capacidade anaeróbia.

D) Velocidade de reação.

💡 4 Respostas

User badge image

Damiao Epifanio

capacidade anaeróbica 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A sigla RAST é a abreviação de running-based anaerobic aprint test, que trata-se de um teste cujo objetivo é avaliar a capacidade anaeróbica dos indivíduos através de cálculos envolvendo a potência média e o índice de fadiga.

Nesse contexto, a potência anaeróbica trata-se de um indicador da capacidade do indivíduo realizar atividades físicas rápidas porém de grande intensidade, pois no exercício anaeróbico o metabolismo do músculo não faz uso do oxigênio para a obtenção de energia.

Portanto, tem-se que o teste RAST visa avaliar a capacidade anaeróbia do indivíduo e, desse modo, a alternativa C) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais