Buscar

É possível uma operadora de telefonia ser autuada administrativamente pelo PROCON e pela ANATEL, em decorrência do mesmo fato?

💡 2 Respostas

User badge image

Caroline Nascimento

É possível, mas sem muita certeza. Por exemplo: um servidor acaba de cometer improbidade administrativa, pode sofrer reprimenda administrativa e penal? Sim, afinal as instâncias são independentes. 

Será que a impugnação pela Anatel interrompe o processo administrativo no Procon? Será que a Anatel é o foro competente para as demandas administrativas? Particularmente, acredito que não, penso ser dado ao usuário procurar o foro que melhor lhe aprouver ou ambos. E mais: apesar de se tratar de idêntico fato, a atuação da Anatel em nada se confunde com o Procon, de tal sorte que a autuação, penso, tem alcances diferenciados.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sim, é possível. Porém, é importante entender que embora o fato seja o mesmo, PROCON e ANATEL buscarão, por meio dessa autuação, tutelar bens distintos, por isso que não há bis in idem no caso.

Nesse sentido, veja a seguinte decisão do STJ:

“3. O entendimento do Tribunal a quo, no sentido de que o Procon tem poder de polícia para impor multas decorrentes de transgressão às regras ditadas pela Lei nº 8.078/90,está em sintonia com a jurisprudência do STJ. 4. Ademais, conforme entendimento já registrado nesta corte, a atuação do PROCON ‘não exclui nem se confunde com o exercício da atividade regulatória setorial realizada pelas agências criadas por lei, cuja preocupação não se restringe à tutela particular do consumidor, mas abrange a execução do serviço público em seus vários aspectos, a exemplo, da continuidade e universalização do serviço, da preservação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e da modicidade tarifária.” (REsp 1.138.591/RJ)’

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais