Buscar

Como seria o gráfico IS-LM, dado que o Governo quer manter a renda em função de uma política fiscal restritiva?

💡 5 Respostas

User badge image

Tallys Kalynka Feldens

Para manter a renda em uma política fiscal restritiva é preciso fazer uma política monetária expansionista. Desta forma, a curva IS recua para a esquerda (acompanhando o movimento da renda disponível, que baixou) e a LM desce para baixo, pois vai acompanhar o movimento da taxa de juros que, para ser expansionista, precisa baixar. 

 

1
Dislike0
User badge image

Amândio Cauende

https://www.economics.utoronto.ca/jfloyd/modules/islm.html

Veja a Figure 3 do link acima

Apenas para reforças a resposta da Tallys 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O modelo IS-LM, ou modelo de Hicks-Hansen, é uma macroeconômica ferramenta que mostra a relação entre as taxas de juros e mercado de ativos. A interseção do " investimento - poupança " (IS) e " preferência pela liquidez - oferta de dinheiro " (LM) curvas modelos "equilíbrio geral" onde supostos equilíbrios simultâneos ocorrem em ambos os mercados de juros e ativos.


No entanto, duas interpretações equivalentes são possíveis: primeiro, o modelo IS-LM explica as mudanças da renda nacional quando o nível de preços é fixo a curto prazo; segundo o modelo IS-LM mostra por que uma curva de demanda agregada pode mudar.


Portanto, essa ferramenta é usada às vezes não apenas para analisar flutuações econômicas, mas também para sugerir níveis potenciais de políticas de estabilização apropriadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais