Buscar

Como entender o funcionamento das células eucarística e procariotica?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Gonçalves

Células procarióticas e eucarióticas são tipos celulares que se diferenciam, entre outras características, pela presença ou ausência de núcleo. Enquanto as células procarióticas não apresentam material genético envolvido por envoltório nuclear, as eucarióticas possuem um núcleo bem definido.

0
Dislike0
User badge image

ana maria campelo de araujo

Células procariontes: são formadas por citoplasma, ribossomos e material genético. O nucleoide é a região celular no citoplasma onde está disperso o material genético. Células procarióticas possuem moléculas de DNA circular, os plasmídeos.

A respiração celular é realizada no citoplasma com o auxílio de enzimas localizadas na membrana plasmática.

A reprodução ocorre por meio de um processo chamado de bipartição, onde a divisão do DNA circular, seguida de um aumento da célula e um processo de dobra da membrana celular para o interior da célula ocasiona a fissão e formação de duas células.


Células eucariontes: Por ser ter uma estrutura mais complexa, a célula eucariota possui muitas organelas membranosas que além de fazerem parte da constituição celular possuem diferentes funções.

A dimensão de uma célula eucariótica pode ser até 10 vezes maior que uma célula procariótica.

Este tipo celular é capaz de originar órgãos e tecidos. Sua estrutura permite a produção de diversos produtos necessários às atividades celulares.

0
Dislike0
User badge image

caroline leimann

Células procarióticas e eucarióticas são tipos celulares que se diferenciam, entre outras características, pela presença ou ausência de núcleo. Enquanto as células procarióticas não apresentam material genético envolvido por envoltório nuclear, as eucarióticas possuem um núcleo bem definido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais