Buscar

Quais são as diferenças entre resenha, resumo e fichamento ?

💡 5 Respostas

User badge image

Gabriel Conde

Resumo:

É uma síntese das principais ideias abordadas durante um texto, livro, documento ou até mesmo um filme. Serve para que se possa entender determinado assunto sem conhece-lo por completo.

 

Resenha:

Muito semelhante ao resumo, a resenha serve para abordar de uma forma geral a ideia principal do texto, livro, documento ou filme, porém, de uma forma crítica acerca do assunto, ou seja, o autor da resenha, direciona sua opinião em cima do tema apresentado. Vale lembrar que, apesar de ser uma opinião do autor, evita-se usar a primeira pessoa do singular.

 

Fichamento:

Consiste em um amazenamento de fichas para uma melhor organização do tema abordado, através dele fica mais fáci de elaborar um determinado estudo. Utiliza-se muito do resumo e da resenha para sua composição.

 

Espero ter ajudado :D Recomende e Aprove rsrsrsrs

7
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Essa questão envolverá conhecimentos sobre os gêneros acadêmicos.


Um resumo apresenta as principais informações de um texto, artigo, filme, etc. de forma compacta, sem explicitar as explicações, os argumentos e o desenvolvimento das ideias.

As resenhas diferem dos resumos na medida em que apresentam uma análise crítica sobre a obra que pretende ser estudada, além das ideias principais de forma compacta e simplificada.

Já o fichamento é uma coleção de informações, organizados em fichas e divididas por assunto de modo a auxiliar na pesquisa por uma obra. Possui a identificação da obra com título, autor, ano, local, editora, edição e um resumo com as ideias principais.

3
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo

depois de uma olhada neste site 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16228/?sequence=10

você vai entender melhor !!

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais