Buscar

a averbação do divorcio possui interferencia no registro de imoveis ?

💡 2 Respostas

User badge image

Fabricio Porto Teixeira

Sim, nos casos em que um dos conjuges, ou ambos, possuirem imóveis, ou venha a receber algum neste lapso temporal; Pois para fazer uma transferencia de um imóvel, por exemplo, necessita da certidão de casamento/averbações,etc; Caso não esteja tudo regularizado e averbado, não será possível concluir o procedimento.

Vale lembrar a diferença entre averbação e registro. Geralmente as pessoas confundem averbação com registro, porém, registro é um ato ocorrido nos cartório, onde se registram nascimentos, casamentos, óbitos, emancipações, interdições, ausência, morte presumida, opção de nacionalidade, que não é o caso de uma averbação.


Averbação é um ato secundário que modifica o teor do registro, e é feito por determinação judicial, e esse procedimento dá publicidade, eficácia e segurança aos atos jurídicos. Um exemplo é o caso da certidão de casamento registrada em cartório, quando ocorre uma Divórcio judicial, a decisão será escrita, ou seja, averbada na terceira e última coluna do livro de registros.

Espero ter ajudado!

 

Bons estudos!

1
Dislike0
User badge image

carla renata monaco

apenas para noticiar o divórcio. para que o bem fique para este ou aquele cônjuge, é necessário o registro da partilha.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais