Buscar

prova sustentabilidade rubana e gestao do meio urbano

💡 10 Respostas

User badge image

Thiago

Tenho prova hoje, e também estou à procura

https://www.passeidireto.com/arquivo/11104932/objetivas---sustentabilidade-e-gestao-do-meio-urbano_01set2015

0
Dislike0
User badge image

barbara

eu fiz hj eh bem dificil tb nao achei antes nao sabes outro site que tenha 

0
Dislike0
User badge image

MARIA

Leia o texto abaixo:

Morin (2006) define complexidade como sendo um tecido constituído de partes heterogêneas inseparavelmente associadas, que se apresenta com os traços de um emaranhado, da desordem, da incerteza.

NIGRO, Carlos Domingos. (in)sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Enunciado

Morin (2006) define complexidade como sendo um tecido constituído de partes heterogêneas inseparavelmente associadas, que se apresenta com os traços de um emaranhado, da desordem, da incerteza.

NIGRO, Carlos Domingos. (in)sustentabilidade urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

I - A complexidade é um fenômeno quantitativo que compreende incertezas.

II - A cidade, sob a ótica da complexidade, é um todo maior do que as partes.

III - Para se entender as cidades é necessário o estudo de suas partes isoladamente.

A
Apenas a afirmativa I é correta.
B
Apenas a afirmativa II é correta.
C
Apenas a afirmativa III é correta.
D
São corretas apenas as afirmativas I, II.

A primeira afirmação é verdadeira, a complexidade é formada por um conjunto de variáveis muitas vezes incontroláveis.

A segunda afirmação correta, pois a cidade sob a ótica da complexidade, deve ser entendida como um todo, percebendo-se suas interações.

A terceira afirmação é incorreta, justamente pela necessidade de uma abordagem sistêmica das cidades.

Questão 2/5

Leia o texto seguir:

As transformações econômicas e culturais resultantes da globalização refletem-se também na conformação do espaço urbano. Antes, a cidade se polarizava em apenas um centro, que coincidia com a sua imagem e fundação, e a expansão urbana se dava geralmente em torno desse centro. No entanto, as dimensões que as grandes cidades assumiram atualmente não permitem intervir nelas como um todo, o que resultou na priorização de espaços para intervenção, fragmentando a cidade.

YAMAWAKI, Yumi. Introdução à gestão do meio urbano. Curitiba. Intersaberes, 2013.

Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo, em relação as cidades, classificando-as em V (verdadeiro) ou F (falso) e escolha a alternativa correta.
 

(   ) Cidades são espaços urbanos que podem conter em si  condições necessárias para que se consiga concentração de fluxos diversos – riqueza, informações, decisões, mas também, pessoas e bens materiais.

(   )  Nas cidades existem “centros” que são espaços privilegiados determinados pelo conjunto de valores sociais de um determinado momento do desenvolvimento do processo urbano.

(   )  Uma das características  das  grandes metrópoles é a concentração cultural que as caracterizas como um todo único.

A
V, F, V
B
F, V, F
C
V, V, F

A primeira afirmação está correta já que, de acordo com Taurino (2007, p.25), “Cidades são espaços urbanos que podem conter em si condições necessárias para que se consiga concentração de fluxos diversos – riqueza, informações, decisões, mas também, pessoas e bens materiais”.

A segunda afirmação está correta, pois as centralidades nada mais são do que espaços privilegiados determinados pelo conjunto de valores criados socialmente num determinado momento do desenvolvimento do processo urbano.

A terceira afirmação está incorreta, pois uma das características das grandes metrópoles contemporâneas é a rápida e crescente multiplicação de centros, em um contexto urbano no qual a fragmentação substitui a compartimentalização do zoneamento urbano.

D
V, F, F

Questão 3/5

Leia o texto seguir:

A governança pode ser definida como os padrões de interação entre as instituições governamentais, os agentes de mercados e os atores sociais que realizam a coordenação entre eles, simultaneamente, promovendo a ação de inclusão social assegurando e ampliando a participação social nos processos decisórios de política públicas.

YAMAWAKI, Yumi. Introdução à gestão do meio urbano. Curitiba. Intersaberes, 2013.

Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

A
O governo deve agir em como um facilitador que intermedia a integração entre o Estado, empresa privada e sociedade civil.

Você acertou!

A primeira alternativa é a correta, já que, de acordo com Santos Junior e Azevedo Ribeiro (2004), o governo deve atuar como um habilitador possibilitando a adoção de práticas de interação entre o governo e as forças de mercado e da sociedade, por meio das quais é definido o interesse público.

A segunda alternativa é incorreta, pois o governo não tem como objetivo centralizar as ações, mas descentralizá-las;

A terceira alternativa está incorreta, pois para o governo não importa quem é o provedor, mas sim o benefício final para a sociedade

A quarta alternativa está incorreta, pois o governo participa nas ações, mesmo que não esteja executando-as, podendo inclusive interferir nas mesmas.

 

B
O governo deve agir como um centralizador de ações conseguindo assim o controle total do que é realizado.
C
O governo tem como foco ser o provedor de toda a sociedade mantendo-a em relação a suas necessidades vitais.
D
O governo atual deve agir como um órgão fiscalizador que monitora de fora o que ocorre na sociedade sem poder de intervenção.

Questão 4/5

Leia as asserções a seguir:

I - A complexidade é um fenômeno quantitativo, mas também compreende incertezas, indeterminações, eventos aleatórios, mantendo relação com o acaso, o que também a torna um fenômeno qualitativo. 

Porque

II - A cidade pode ser entendida como espaço urbano que pode ser analisado como um conjunto de pontos, linhas e áreas. Pode ser abordado a partir da percepção que seus habitantes ou alguns de seus segmentos têm do espaço urbano e de suas partes.

A respeito dessas assertivas (afirmativas), tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, assinale a opção correta.

A
As assertivas são verdadeiras e independentes.

As duas alternativas são verdadeiras, mas independentes, pois simplesmente apresentam os conceitos isolados de complexidade e cidade.

B
As assertivas são verdadeiras e a primeira justifica a segunda.
C
As assertivas são verdadeiras e excludentes.
D
As assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.

Questão 5/5

Leia o texto seguir:

Hoje, numa tentativa extrema para recuperar seu patrimônio cultural destruído, um atrativo a mais para a promissora indústria do turismo, alguns municípios ensaiam  a construção de simulacros da própria história e da própria identidade perdidas. Multiplicam-se processos de ressemantização de estruturas vazias com os novos ícones da florescente indústria de cultura de massa, bem como a construção de cenários às vezes até animados com personagens, mas isolados de qualquer contaminação com a realidade, espaços esvaziados de vida e conteúdo cultural que, no máximo, poderiam ser identificados como parques temáticos, todos iguais entre si. A justificativa é sempre a "criação de empregos", quando deveria ser o exercício pleno da cidadania, ou a "abertura para o mercado", quando deveria ser a abertura para a sociedade. Alguns exemplos, entre tantos outros, poderiam ser citados, como o projeto da prefeitura de São Vicente, em andamento, de construir a vila do século XVI, primeira cidade do Brasil, da qual não existe vestígio físico ou documental, cenário imaginário animado por personagens a caráter.

 

SANTOS, CECILIA RODRIGUES DOS.NOVAS FRONTEIRAS E NOVOS PACTOS PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL. São Paulo Perspec. [online]. 2001, vol.15, n.2, pp. 43-48. ISSN 1806-9452.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392001000200007. 

 

Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

 I - Desterritorialização é o processo que ocorre na organização de uma porção de espaço pela inserção ou transformação de técnicas, ideias ou objetos alterando o regime de influência dos fluxos.
II - Reabilitação urbana significa requalificar por meio da criação ambientes industriais fazendo com que a gestão pública continue aproveitando a investimento realizado.
III - Revitalizar significa reverter o processo de degradação e incentivar o retorno da população a esses espaços.

A
Apenas a afirmativa I é a correta.
B
Apenas a afirmativa III é a correta.
C
São corretas apenas as afirmativas II, III.
D
São corretas apenas as afirmativas I, IIII.

A primeira alternativa está correta, pois desterritorialização é o processo que ocorre na organização de uma porção de espaço pela inserção ou transformação de técnicas, ideias ou objetos alterando o regime de influência dos fluxos.

A segunda alternativa está incorreta, pois reabilitação urbana é a estratégia de gestão urbana que procura requalificar a região existente através de intervenções múltiplas destinadas a valorizar as potencialidades sociais econômicas e funcionais a fim de melhorar a qualidade de vida da população residente.

A terceira afirmativa está correta pois revitalizar significa reverter o processo de degradação e incentivar o retorno da população a esses espaços.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais