Buscar

segmento curto de DNA

Desenhe e identifique as três partes de um nucleotídeo de DNA e RNA.
 Qual a diferença entre um nucleotídeo de DNA e um nucleotídeo de RNA?
 Desenhe um segmento curto de um único filamento polinucleotídeo de DNA, incluindo no mínimo três nucleotídeos. Indique a polaridade do filamento mediante identificação das extremidades 5’ e 3’.
 

💡 4 Respostas

User badge image

Jonathan Miguel Zanatta

Um nucleotídeo, tanto em DNA como em RNA é composto por um grupo fosfato, um açucar(pentose) e uma base notrogenada, ligados respectivamente. A diferença é que o açucar no RNA é a ribose, quanto que no DNA é a desoxirribose. Outra diferença é que a base Uracila no RNA é trocada por Timina no DNA.

O DNA possui carga negativa, devido aos grupos fosfatos.

A polaridade é inversa: os filamentos se formam no sentido 5'=>3', mas as fitas se ligam em sentido inverso, como uma via de mão dupla, uma começa de cima para baixo e a outra de baixo para cima.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os nucleotídeos, tanto de DNA como de RNA possuem a mesma configuração, o fosfato, uma pentose (Ribose no caso do RNA e Desoxirribose no caso do DNA) e a base nitrogenada (adenina, citosina e guanina em comum aos dois ácidos nucleicos; uracila no RNA e timina no DNA), como mostrado no desenho a seguir:

A diferença do nucleotídeo de DNA e o de RNA se dá pela pentose e pela base nitrogenada.

A pentose do DNA, a desoxirribose, sofre uma substituição na hidroxila da posição 2, fazendo com que haja a perda de um átomo de oxigênio, já na ribose, a hidroxila não sofre substituição, por conseguinte, não há perda de oxigênio.

Se tratando das bases nitrogenadas, o RNA e DNA apresentam, em comum, a adenina, citosina e guanina, divergem apenas na uracila (RNA) e timina (DNA).

Sabe-se que, se tratando da polaridade do filamento, a extremidade 5’ sempre será a extremidade do fosfato, já a 3’ a extremidade da pentose, como mostrado no desenho abaixo:

2
Dislike0
User badge image

Diego Francisco

neste link tem a livro celula de Albert lá vc acha a resposta. tb neste link tem varios livros para abaixar

 

 https://mega.co.nz/#F!Ns4UkDCJ!Ep49t57YcQMIeoiIA6rdpQ

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais