Buscar

História do Direito -

De acordo com Guilherme Braga da Cruz (Obras esparsas: estudos de história do direito moderno - Coimbra Editora), citado por Ricardo Marcelo Fonseca (A cultura jurídica brasileira e a questão da codificação civil no século XX , in História & Direito - Editora Revan), as Ordenações Filipinas quando vieram a lume no início do século XVII já se apresentavam antiquadas, constituindo-se como simples atualizações das Ordenações Manuelinas, as quais, por sua vez, nada mais foram do que atualizações das Ordenações Afonsinas. Apesar disso, as Ordenações Filipinas tiveram uma grande longevidade no ambiente jurídico português e, posteriormente, no ambiente jurídico do Brasil Independente. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos das Ordenações Filipinas e de sua aplicação no contexto jurídico do Brasil Colônia e do Brasil independente podemos afirmar que:

 

I - As punições sofridas pelos inconfidentes de Minas Gerais, especialmente por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorreram sob a égide do Livro V das Ordenações Filipinas.

 

II - No que diz respeito à legislação criminal, as Ordenações Filipinas deixaram de ter validade, no Brasil, a partir da promulgação do Código Comercial de 1850.

 

III - Apesar de serem consideradas como simples atualizações das Ordenações Manuelinas e Afonsinas, as Ordenações Filipinas já apresentavam uma organização de temas e de matérias quase iguais as das codificações modernas.

 

Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ouERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:

 
  Somente a afirmativa III está CORRETA.
  Somente a afirmativa II está ERRADA.
  As afirmativas I e III estão ERRADAS.
  Somente a afirmativa I está CORRETA.
  As afirmativas I e II estão CORRETAS.
 

 

💡 2 Respostas

User badge image

Daniele Santos

SOMENTE A  I  ESTÁ CORRETA

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais