Buscar

a) Qual é o mecanismo de ação da lidocaína como agente anestésico?

a) Qual é o mecanismo de ação da lidocaína como agente anestésico?

b) Explique a influência do pH tecidual no efeito do anestésico local. Por que o tratamento da infecção aumenta a eficácia do anestésico local?


💡 6 Respostas

User badge image

Micheli Correia Rodrigues

a) Qual é o mecanismo de ação da lidocaína como agente anestésico? 

A lidocaína estabiliza a membrana neuronal por inibição dos fluxos iônicos necessários para o início e a condução dos impulsos efetuando deste modo a ação do anestésico local. 


 b) Explique a influência do pH tecidual no efeito do anestésico local. Por que o tratamento da infecção aumenta a eficácia do anestésico local? 

Como há redução no pH local, há menor fração não-ionizada de anestésico local e por isso o efeito será mais lento e reduzido. Tecidos infectados também podem apresentar maior fluxo sanguíneo local, levando à maior remoção do anestésico local antes que ele atue sobre os neurônios. 

Quando o pH do meio não favorece essa transformação, a ação anestésica não se processa. É o que ocorre em presença de processos inflamatórios e/ou infecciosos, em que o pH tecidual extremamente baixo promove ionização da molécula, impedindo sua ação. 

Tecidos com inflamação e infecção impedem a ação efetiva da medicação por alteraram o pH do local, portanto a anestesia local pode não bloquear adequadamente a região. Outro fator limitante é que embora ela impeça que o paciente sinta dor, ela não bloqueia a sensação de manuseio no local

0
Dislike0
User badge image

Micheli Correia Rodrigues

adrão de resposta esperado

a) A lidocaína e os anestésicos locais relacionados funcionam através da inativação de canais de Na+ controlados por voltagem nas membranas axonais, inibindo, assim, o início de potenciais de ação e bloqueando a transdução do nervo.

b) A maior parte dos anestésicos locais é de bases fracas, e, portanto, a um pH fisiológico, uma proporção maior está na forma catiônica ionizada, que se acredita, seja a forma ativa. No entanto, é a forma não ionizada que é importante para a penetração de agentes anestésicos locais em membranas biológicas. Quando o pH do tecido é reduzido por infecção ou inflamação, uma maior parte do anestésico está na forma catiônica. Isso reduz a difusão para o interior do nervo e pode diminuir o efeito anestésico. Portanto, a principal justificativa para o uso de medicamentos anti-infecciosos e anti-inflamatórios antes da utilização de anestésicos locais é controlar o próprio processo infeccioso e inflamatório, evitando que o pH do tecido a ser anestesiado apresente valores de pH reduzidos a ponto de diminuir a eficácia anestésica.


0
Dislike0
User badge image

Kelly Negrão Nascif Martins

A lidocaína estabiliza a membrana neuronal por inibição dos fluxos iônicos necessários para o início e a condução dos impulsos efetuando deste modo a ação do anestésico local.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais