Buscar

Além dos microscópios ópticos, que promovem o aumento de imagens através de lentes de vidro

Existe uma estreita relação entre as técnicas citoquímicas e as histológicas, e uma complementa a outra. Ambas as técnicas utilizam reagentes químicos, como corantes, para evidenciar estruturas ou substâncias na célula. Em histologia, os mais usados são a hematoxilina, um corante básico que deixa uma tonalidade arroxeada nas estruturas ácidas das células, e a eosina, um corante ácido que deixa com um tom rosado os componentes básicos da célula.

A partir da leitura do fragmento apresentado fica evidente o papel das técnicas histológicas e citoquímicas como suporte para o conhecimento das células, tanto do ponto de vista estrutural, quanto do fisiológico. Assim, considerando os conteúdos estudados sobre a composição celular e as técnicas empregadas na localização das moléculas, analise as afirmativas a seguir.

I. Através de técnicas citoquímicas, é possível localizar e identificar os compostos orgânicos e inorgânicos presentes em todos os tipos de células.

II. As células são compostas por elementos orgânicos, como proteínas e lipídios, e inorgânicos, como a água e os sais minerais.

III. A acidez é igual no citoplasma e no núcleo, ambas as estruturas possuem o mesmo pH (potencial hidrogeniônico).

IV. As técnicas citoquímicas mais utilizadas em análises laboratoriais são a cromatografia de coluna e a eletroforese.

V. A maior dificuldade das técnicas citoquímicas é cultivar as células em laboratório e obter uma quantidade significativa de amostras.

Está correto apenas o que se afirma em:

A) III, IV e V.

B)I, II e IV.

C) II, III e IV.

D) I, III e V.

E) II, IV e V.



💡 1 Resposta

User badge image

Roberta Mota

Curte pfv
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais