Buscar

O que significa a expressão "tributação extrafiscal"?

💡 3 Respostas

User badge image

Aldo Luiz

Pra resumir, todos tributos extrafiscais procuram estimular ou desistimular uma conduta. exp: Impostos regulatórios de mercado, II, IE, IOF, IPI. Bom, eu tbm recomendo vc se aprofundar um pouco mais na doutrina José Antônio. Boa Sorte nos estudos!
3
Dislike0
User badge image

Borges Diogo

Boa tarde, caro José Antônio

A tributação extrafiscal está relacionada com os tributos extrafiscais que são instituidos pelo ente federativo nacional (União) a fim de regular e controlar as atividades financeiras e ecônomicas no pais. Temos como exemplos o Imposto de Importações (II) e Imposto de Exportação (IE), vide  art. 153, I e II, CRFB/88.

Estes impostos citados têm as alterações feitas de forma mais celere, sendo um caso de exceção ao limite do poder de tributar o qual está explicito na Constituição da República (art. 150 ), mais precisamente ao princípio da anterioridade do exercício financeiro seguinte e da anterioridade nonegesimal (art. 153, III, "b" e "c", §1º, CRFB/88).

Aconselho que você pesquise mais sobre o assunto na doutrina, pois so fiz um breve comentário. Espero que tenha ajudado.

Um forte abraço   

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Geraldo Ataliba, tributação extrafiscal é aquela "tributação com outros fins que não a obtenção de receita, constituindo um recurso técnico muito usado pelo governo como instrumento de intervenção do Estado no meio social e na economia“.

Para Roque Carrazza, a “extrafiscalidade é o emprego dos meios tributários para fins não fiscais, mas ordinatórios (isto é, para disciplinar comportamentos de virtuais administrados, induzindo-os a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa)“.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais