Buscar

Qual é a relação entre juízos e faculdades em Kant?

💡 2 Respostas

User badge image

Lívia

Depois de muito reler, compreendi a resposta. Achei válido colocar aqui, talvez eu ajude alguém. 

As faculdades são aquilo que torna possível pensar e perceber. Para Kant as faculdades são três*: sensibilidade (intuitiva), endendimento (conceitual) e razão (regulativa). Juízos são atos de uma faculdade, o entendimento. Todos os juízos são são função de síntese, pois sintetizam conceitos e formam representações. Os conceitos são puros ou empíricos. Os conceitos empíricos são formados a partir dos conceitos mais universais, que são a priori. Estes conceitos a priori são conceitos puros do entendimento, que são matéroa prima pelo qual o entendimento forma os conceitos empíricos que constituem os fenômenos reais, que são representações do sujeito.

 

* Na verdade são 4, tem a da imaginação, mas ela não tem relação com os juízos -- pelo menos eu não notei.

2
Dislike0
User badge image

Gabriel Shimada

Apenas um acréscimo mais sintético que acho que pode ajudar outros também:

Assim como as Intuições puras a priori (Espaço e tempo) são condições de possibilidade para que possamos experimentar intuições empíricas (noção de espacialidade e temporalidade efetiva do mundo ao nosso redor), os conceitos puros a priori (as categorias do entendimento - os "metaconceitos") são condições de possibilidade para a criação de QUALQUER conceito (empírico) que eventualmente nós necessitemos criar.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais