Buscar

A responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social empresarial inclui o Investimento ocial Prvado como uma de suas possibilidades de atuação. Sobre o ISP, é correto afirmar que:

💡 2 Respostas

User badge image

Eduardo Monte

é a mobilização de recursos privados para fins públicos realizada de forma planejada, monitorada e sistemática para iniciativas sociais, ambientais, culturais e científicas de interesse público.
0
Dislike0
User badge image

Jeovânia Costa

O investimento em responsabilidade social não deve ser deixado de lado, e na verdade, é fundamental para obter o reconhecimento necessário frente ao mercado consumidor!

Para se destacar em relação à vasta concorrência presente atualmente, é necessário mais do que simplesmente oferecer alguma mercadoria a ser comprada.

Levando em conta que o número de empresas cresce a cada ano, é fundamental que os cargos de liderança encontrem formas de conquistar seu espaço e a atenção do público.

Assim, mais do que nunca, a empresa deve se preocupar com o que ela representa ao mercado e a seus consumidores. Instituições que causam impactos positivos à sociedade são valorizadas e conseguem o destaque necessário para prosperarem.

E é exatamente a partir disso que a empresa consegue colocar em prática seu papel social. Sendo assim, entenda sobre a importância da responsabilidade social das empresas! Confira!

Mas o que exatamente é essa responsabilidade social?

Basicamente, são ações elaboradas por empresas que desejam causar um impacto positivo na sociedade e que tragam mudanças efetivas à comunidade em que está inserida.

Quando tratamos de responsabilidade social, o foco é no interesse coletivo e não apenas no lucro que muitas organizações visam. Para isso, o modo de gestão é pautado em lideranças sustentáveis.

E o que é liderança sustentável? É um agente estratégico que faz com que se tenha uma visão geral sobre o todo do meio em que se está inserido.

A liderança sustável divide-se em três pilares: cultural, social e ambiental. O pilar cultural trata a respeito da própria cultura ética organizacional da empresa.

Já o pilar social visa colocar a sociedade como prioridade, enquanto o lucro vem como resultado e consequência das ações realizadas.

Por fim, o pilar ambiental volta seus olhares à preservação do meio ambiente, com pautas ambientalistas.

Então, a partir dessa liderança, é possível obter ações que representem a função social da empresa perante o mercado consumidor.

Responsabilidade social como cultura da empresa

As empresas estão completamente inseridas na sociedade e, por isso, possuem muitas responsabilidades. Dessa forma, é importante ressaltar que ações sociais vão muito além de marketing oportunista ou por cumprimento obrigatório de alguma legislação em vigor.

As ações sociais realizadas pelas empresas devem estar atreladas a sua cultura e aos valores que a empresa carrega. Com isso, é possível perceber seriedade no que está sendo realizado, atribuindo credibilidade à empresa.

Além disso, realizar essas ações sociais é uma via de mão dupla onde tudo se relaciona. Elas trazem lucros significativos ao negócio, e, também, auxiliam no desenvolvimento da região ou do grupo de pessoas atingidos com a pauta.

Ou seja, por mais que o pensamento e a preocupação com o lucro da empresa não possa ser deixado de lado, até mesmo por uma questão de saúde financeira, é importante frisar que, nesse caso, ele não é a prioridade e ele vem como consequência.

Então, para que a empresa consiga ter um perfil social bem consolidado, é extremamente fundamental que se tenha comprometimento por parte de alta liderança.

Assim, os colaboradores ficarão mais engajados e comprometidos com as pautas levantadas.

E como exercer a responsabilidade social coerentemente?

Existem algumas maneiras de exercer seu papel social de modo com que se encaixe com a realidade da sua própria empresa.

Trouxemos aqui alguns exemplos de ações sociais realizadas por empresas variadas do mercado!

Liderança Feminina

Sabemos que a liderança feminina consiste em uma das conquistas obtidas através das lutas das mulheres por igualdade de gênero, luta por direitos, conquista do seu espaço na sociedade em si e, também, no mercado.

O Brasil é o 10º país que apresenta o maior número de mulheres em cargos de liderança nas empresas. Entretanto, ainda existem muitos desafios a serem vencidos.

Infelizmente, em muitos casos a mulher ainda é vista como incapaz e atividades domésticas e responsabilidades familiares ainda são tidas como obrigação feminina.

Ainda, muitas mulheres sequer são contratadas em uma empresa pelo simples fato de terem a possibilidade de engravidarem, darem à luz e terem que tirar licença maternidade.

Um estudo revela que nem metade das empresas tidas como as 150 melhores para se trabalhar oferecem licença maternidade além dos quatro meses obrigatórios.

Claro que ainda há muito o que se conquistar, mas os limites impostos às mulheres têm decaído cada vez mais. Atualmente, temos a maior participação feminina no mercado jamais vista antes!

Um dado legal para citar aqui é caso que acontece dentro da nossa própria empresa: a Dinâmica Consultoria! Durante o ano de 2021, 61% dos cargos de liderança da nossa empresa estão sendo ocupados por mulheres! Incrível, não é mesmo?

Empoderamento Feminino

Como exemplo de campanhas publicitárias voltadas a causas sociais, temos aqui uma campanha que chegou a faturar prêmios!

Com o objetivo de destacar o empoderamento feminino e desconstruir as percepções machistas a respeito da conhecida frase “fazer algo como uma garota”, a marca americana de higiene íntima, Always, criou um comercial emocionante – “Like a Girl”.

De modo a impactar, a marca convidou algumas pessoas a ilustrarem o que vinha em mente quando alguém falava, por exemplo “corra como uma garota” ou “brigue como uma garota”.

Uma vez que ouviam as frases, homens e mulheres faziam gestos delicados e totalmente desajeitados. Entretanto, quando as mesmas frases foram faladas a meninas, essas interpretaram da forma natural e correta.

Por fim, a mensagem que a propaganda traz é que não deveria, de maneira alguma, existir o preconceito a respeito de mulheres e meninas exercendo qualquer tipo de atividade.

Afinal, mulheres podem e devem fazer tudo aquilo que quiserem! A propaganda foi premiada como melhor comercial de 2015 no Creative Arts Emmy Awards.

Consumo Consciente

Uma pauta voltada às questões ambientais é o caso da marca californiana de produtos esportivos Patagonia. Basicamente, a marca encoraja o consumo consciente a apoia que seus clientes não comprem produtos impulsivamente, incluindo os de sua própria marca.

Para contextualizar melhor, em 2011 o negócio lançou a campanha publicitária “Don’t Buy This Jacket”, durante a Black Friday americana.

Além disso, Patagonia também incentiva a boa conservação das peças para que durem um período maior. Também, incentivam a compra de itens usados, e até possuem uma plataforma online de brechó.

A questão que muitos se perguntam é como foi possível para a empresa obter sucesso com uma campanha que parece ir contra o ganho de lucratividade?

A resposta pode estar na presença dos valores da marca frente às campanhas. Assim como citado anteriormente, é importante desenvolver campanhas sociais pautadas nos próprios valores do negócio.

E, é exatamente essa imagem que a marca transmite: estilo de vida minimalista, valorização e preservação do meio ambiente. Assim, foi exatamente a relação com os valores que fez com que a marca se destacasse mundo a fora e se tornasse sustentável, tanto ambiental, quanto economicamente!

Diversidade como Responsabilidade Social

Como exemplo de tentar trazer mais diversidade para dentro das empresas, temos o conhecido caso do programa trainee para negros, feito pelo Magalu.

A ideia veio com o objetivo de mudar os dados históricos dos programas trainees da empresa, os quais eram ocupados, em quase 100%, por pessoas brancas que tiveram inúmeras oportunidades ao longo de suas vidas acadêmicas e profissionais.

O número de inscrições superou a marca dos 22 mil, com 19 aprovados. Esse programa gerou muita repercussão na internet, o que abriu espaço para debate.

Desse modo, as tentativas de sabotar a iniciativa trouxeram maior visibilidade ao programa, fazendo com que um público maior ainda soubesse da nova oportunidade no mercado.

Hoje, a empresa continua com o programa de trainee, que por sinal, realmente abriu portas para muitas pessoas e gerou uma excelente imagem aos consumidores da marca.

Benefícios de apostar em ações sociais

Além do impacto positivo causado na comunidade atingida pelas pautas sociais levantadas pelas empresas, o próprio negócio pode obter inúmeros benefícios ao investir em ações sociais e criar um perfil social consolidado.

Conheça alguns desses benefícios:

Melhora na reputação

imagem que a empresa transmite ao público se torna muito mais positiva, melhorando sua reputação frente à concorrência. Isso faz com que mais investidores e consumidores se atraiam pela sua marca.

Afinal, quem é que não quer ser relacionado com uma marca famosa no mercado, certo?

Engajamento interno

Uma vez que a empresa se entrega a ações sociais, o engajamento dos colaboradores aumenta e é muito perceptível. Com isso, o time passa a ter mais comprometimento com suas atividades, além de gerar uma relação confiável com a empresa em si.

Além disso, surge uma integração interna da organização gerada pela força de impacto causada pelas ações.

Aumento de credibilidade e competitividade

Como dito anteriormente, investir em ações sociais genuínas transmitem credibilidade e confiança às pessoas envolvidas e aos consumidores.

Isso faz com que a marca se destaque frente à concorrência, ganhando espaço e obtendo uma maior competitividade.

Retenção de talentos

A preocupação com causas sociais, como diversidade de gênero, diversidade racial, liderança feminina e a preocupação e o respeito ao meio ambiente são fatores que fazem com que mais e mais pessoas queiram trabalhar na sua empresa!

De certa forma, funciona como um marketing orgânico dos processos de recrutamento e seleção das empresas!

Aliás, caso queira saber mais sobre o assunto, não deixe de baixar nosso e-book de Employee Experience, onde abordamos as etapas da Jornada do Colaborador, desde o recrutamento na empresa!

Clientes satisfeitos

Relacionando-se a mesma linha de raciocínio anterior, com pautas sociais levantadas, é possível conquistar clientes!

Sabemos que mais do que nunca, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos produtos que consomem e de quem comprar tais mercadorias.

Portanto, ao se preocupar com pautas sociais e ambientais, o cliente terá interesse em compactuar com sua marca, ficando satisfeito!

No geral, ações sociais também influenciam no retorno sobre os investimentos feitos na empresa, gerando um lucro consequente muito maior que o esperado!

Conclusão

Por fim, é nítido que quando as marcas desenvolvem campanhas de qualquer gênero pautadas em seus próprios valores, é muito mais provável que conseguirá o impacto desejado.

Com consumidores cada vez mais exigentes, é fundamental se manter atento a essas questões para não os perder, e ainda, conquistar novos clientes! 

Sendo assim, não deixe de investir em campanhas que fomentem a responsabilidade social que sua empresa possui.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais