Buscar

Direito de Familia

A Constituição Federal de 1988 trouxe importantes inovações acerca da filiação, mormente a igualdade entre filhos e a proibição de designações vexatórias. Além disso, possibilitou o reconhecimento de novos vínculos e novas técnicas. Acerca da filiação na contemporaneidade, assinale a alternativa correta: 

A)  A gestação por substituição é permitida no Brasil mediante contraprestação pecuniária. 


B)  A filiação pode ser decorrente de técnicas de reprodução assistida; chama-se heteróloga a técnica quando decorre de manipulação de gametas masculinos e femininos do próprio casal; chama-se homóloga quando se utiliza o esperma ou óvulo de doador (a) fértil. 


C)  A posse de estado de filho é teoria que se baseia na aparência de estado de filiação, estabelecida num ato de vontade, que se sedimenta no terreno da afetividade e exige critérios para o reconhecimento, como o tratamento de filho e reputação/fama.


D)  A recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA, em ação investigatória, não induz presunção juris tantum de paternidade. 

💡 2 Respostas

User badge image

Marcus Vinicius

Direito de família é o ramo do Direito Civil que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações, tem como conteúdo os estudos do casamento, união estável, relações de parentesco, filiação, alimentos, bem de família, tutela, curatela e guarda.

0
Dislike0
User badge image

Ysabelle Fragoso

Direito da família, Vade
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais