Buscar

Atividade Contextualizada - Logística Internacional

1.    Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!

A excelência logística, que tem como estratégia fundamental ter um desempenho melhor que o dos concorrentes, pode ser alcançada de algumas formas, como, por exemplo: manter um estoque exclusivo em proximidade geográfica de um cliente importante. 

 

O entreposto aduaneiro na importação está relacionado à formação de estoques estratégicos. Ele permite que bens importados para consumo interno não imediato fiquem armazenados temporariamente sem cobrança dos tributos. Aplica-se as mercadorias em consignação que ficam com suspensão do pagamento de tributos já que a mercadoria talvez retorne para o exterior. Somente se for vendida no mercado brasileiro, permanecendo definitivamente é que a Receita Federal procederá à cobrança de tributos. 

 

A vantagem desse regime é o desembaraço, que pode ser feito parcialmente. Desse modo, o sistema permite que importadores possam formar estoques estratégicos no país, como, por exemplo, os produtos que precisam de rápida reposição, como os equipamentos hospitalares. Neste caso, é recomendável que haja equipamentos ou peças sobressalentes para que o hospital, por exemplo, não pare. 

 

Outros exemplos são as peças para reparo de navios e aeronaves estrangeiras que aqui operam. Se esses bens forem demandados e não estiverem no Brasil, os prejuízos poderão ser enormes. 

 

 

2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:

Considerando o case proposto pedimos que você apresente definições sobre Drawback Integrado Suspensão e o Drawback Integrado Isenção, bem como, aponte a suas vantagens e benefícios.

 

Aguardamos seu material em word ou PDF e lembre-se que ele deve ter no máximo 30 linhas.

 


💡 1 Resposta

User badge image

Claudemir Ferreira

O Drawback Integrado é uma política aduaneira que permite a suspensão ou isenção dos tributos na importação de insumos, mercadorias e matérias-primas destinadas à produção de bens que serão exportados. Dessa forma, busca-se incentivar as empresas a investirem na produção de bens de maior valor agregado, aumentando a competitividade das exportações brasileiras.

O Drawback Integrado Suspensão prevê a suspensão dos tributos na importação dos insumos, matérias-primas e mercadorias utilizadas na produção de bens destinados à exportação. Nesse regime, os tributos são pagos apenas na hora da saída do produto final do país. Isso proporciona um maior fluxo de caixa às empresas e reduz o custo de produção, tornando-as mais competitivas no mercado internacional.

Já o Drawback Integrado Isenção prevê a isenção dos tributos na importação dos insumos, matérias-primas e mercadorias utilizadas na produção de bens destinados à exportação. Nesse regime, os tributos não são pagos em nenhuma fase da operação. Isso reduz ainda mais os custos de produção e aumenta a competitividade das empresas no mercado internacional.

As vantagens do Drawback Integrado são diversas. Além de incentivar as empresas a investirem na produção de bens de maior valor agregado, ele também ajuda a reduzir os custos de produção, aumentando a competitividade das empresas no mercado internacional. Além disso, o regime permite que as empresas tenham um maior fluxo de caixa, já que os tributos são pagos apenas na hora da saída do produto final do país.

Outro benefício do Drawback Integrado é a possibilidade de formação de estoques estratégicos no país, como visto no case apresentado. Isso é especialmente importante para setores como o de equipamentos hospitalares e reparo de navios e aeronaves, em que a disponibilidade imediata dos produtos é crucial.

Em resumo, o Drawback Integrado é uma política aduaneira que busca incentivar a produção de bens de maior valor agregado e aumentar a competitividade das empresas no mercado internacional. Com a possibilidade de suspensão ou isenção dos tributos na importação de insumos, matérias-primas e mercadorias destinadas à produção de bens que serão exportados, ele permite a redução dos custos de produção e um maior fluxo de caixa às empresas. Além disso, o regime também permite a formação de estoques estratégicos no país, garantindo a disponibilidade imediata de produtos em setores cruciais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais