Buscar

Cite as vantagens e desvantagens de antibióticos de amplo espectro.

💡 3 Respostas

User badge image

Luana Tedesco

Os antibióticos são medicamentos de origem natural ou sintética que inibem o crescimento ou causam a morte de bactérias.

Além da atividade antimicrobiana, outras características deverão ser consideradas para que se considere um antibiótico como ideal:

O antibiótico deve ter ação microbiana seletiva e potente.

Ser bactericida e não somente bacteriostático.

Não deve desenvolver resistência por parte dos microrganismos.

Tem a vantagem da fácil administração, da redução dos efeitos adversos, da intolerância e da obtenção de altos níveis do antibiótico no local da infecção. Verifique com o seu médico sobre os medicamentos apropriados para a sua saúde.

Os antibióticos são eficazes no combate a infeções bacterianas, mas o melhor é preveni-las.

...

O uso indevido de antibióticos acarreta riscos para a saúde pública, entre eles:

O antibiótico pode passar a fazer menos ou até mesmo nenhum efeito;

Pode ser necessário tomar doses superiores do antibiótico para curar a doença;

A bactéria pode desenvolver resistência aos efeitos dos antibióticos. Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.

3
Dislike0
User badge image

Vanessa Barbosa

alterar a resistência das bactérias que causam doenças e tornar o medicamento ineficaz no seu combate. Além de dificultar o tratamento, isso também pode afetar outras bactérias que ajudam o nosso organismo a funcionar corretamente.

3
Dislike0
User badge image

Rones de Oliveira Veloso De oliveira Veloso

Os antimicrobianos são drogas que têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos, indicadas, portanto, apenas para o tratamento de infecções microbianas sensíveis.

Dois importantes conceitos devem ser lembrados ao se considerar o uso dos antimicrobianos:

Espectro de ação é o percentual de espécies sensíveis (número de espécies/ isolados sensíveis);
Potência ou concentração inibitória mínima (MIC, MIC50, MIC90) é a concentração de antimicrobiano necessária para inibir o crescimento bacteriano, de forma que quanto menor o MIC, maior a potência e, quanto maior a potência, maior a dificuldade da bactéria em desenvolver resistência.

Estes conceitos devem sempre ser exercitados na prática clínica diária. Quando se conhece a etiologia da doença, deve-se prescrever sempre drogas de menor espectro e maior potência. A meningococcemia, por exemplo, é uma infecção muito grave, entretanto, não há necessidade de ampliar o espectro antimicrobiano, mas intensificar sua potência, utilizando a penicilina G cristalina por via parenteral e em doses altas. Nos casos de sepse grave, sem definição etiológica, por outro lado, deve-se ampliar o espectro, procurando atingir os micro-organismos mais prováveis.

Os antimicrobianos podem ser classificados de várias maneiras, considerando seu espectro de ação, o tipo de atividade antimicrobiana, o grupo químico ao qual pertencem e o mecanismo de ação.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais