Buscar

Responsabilidade e Meio Ambiente

É comum, principalmente em municípios de pequeno porte, serem contratadas empresas (mediante processo de licitação) para a realização de pareceres técnicos de projetos de licenciamento ambiental, projetos de recuperação de áreas, entre outros.

Uma empresa provocou o derramamento de produtos químicos em um recurso hídrico, ocasionando a mortandade de peixes. O fiscal ambiental municipal foi até a área e verificou o crime ambiental, aplicando uma multa de R$10.000,00, além de exigir a recuperação de área degradada.

Você é o biólogo contratado pela prefeitura para analisar os projetos ambientais e chegou em sua mesa o PRAD da referida área. Acompanhe na imagem o que você percebeu após analisar minuciosamente o projeto e fazer a vistoria técnica na área degradada.

💡 1 Resposta

User badge image

Jessicansousa

Padrão de resposta esperado

Após a vistoria da área e com base nas informações apresentadas nos documentos entregues, bem como no PRAD, o parecer técnico será DESFAVORÁVEL. Essa decisão está de acordo com os seguintes critérios:

1 – Como diagnóstico ambiental, os responsáveis técnicos apresentam apenas o meio biótico como sendo degradado, deixando de lado os meios abiótico e socioeconômico. Dessa forma, deverá ser apresentada a análise da água para verificar se as características físicas, químicas e microbiológicas foram alteradas, bem como ser analisada a ocorrência da sedimentação de substâncias tóxicas no leito do rio, pois estas podem continuar a ocasionar a mortandade de peixes, e avaliada a situação socioeconômica do recurso hídrico, descrevendo se existem moradores que dependem da pesca, se o rio serve como forma de dessedentação para animais, entre outras atividades.

2 – Deverá ser apresentada uma estimativa de quantos quilos de peixes morreram e, com base nessa informação, definir quantos alevinos serão necessários para repovoar o rio. Além disso, os alevinos deverão ser divididos em três espécies nativas, não em apenas duas, como descrito no PRAD.

3 – A ART de todos os profissionais envolvidos no projeto de recuperação deverá ser entregue.

4 – O cronograma deverá ser refeito, pois dois meses é um tempo muito curto para recuperar o recurso hídrico. Além disso, é preciso monitorar o crescimento dos alevinos, bem como as características físico, químicas e microbiológicas da água durante, pelo menos, 1 ano.

No parecer técnico deverá constar quanto tempo o empreendedor possui para realizar essas melhorias no PRAD.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais