Buscar

qual a diferença de desacopladores e inibidores na cadeia respiratória? qual seria um exemplo de cada??

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Na cadeia respiratória, os desacopladores da fosforilação oxidativa, presentes na membrana mitocondrial interna, são substâncias que dissipam o gradiente de prótons ao os trazerem novamente para a matriz mitocondrial, contornando a ATP sintase. Também aumentam a permeabilidade dos prótons (H+) e são capazes de dissociar a fosforilação oxidativa do transporte de elétrons. Já os inibidores da ATP sintase (por exemplo, a diciclohexilcarbodiimida – DCCD e o ligomicina) são drogas capazes de atuar especificamente em cada complexo, levando a interrupção da cadeia de transporte de elétrons, e com isso não se forma gradiente de prótons, interrompendo, também, a síntese de ATP. Portanto, os inibidores são substâncias que interrompem o fluxo de elétrons na cadeia respiratória, são irreversíveis e podem levar a mitocôndria à morte.

7
Dislike1
User badge image

Mateus Cespedes

Oii Larissa! Vou começar a contexualizar, depois defino as diferenças.

1)Os desacopladores da fosforilação oxidativa são substâncias presentes na membranamitocondrial interna que dissipam o gradiente de prótons ao trazerem novamente os prótons do espaço intermembrana para a matriz mitocondrial, contornando aATPsintase. Aumentam apermeabilidade dos H+ e são capazes de dissociar a fosforilação oxidativa do transporte de elétrons.

2)Inibidores da ATP sintase incluem a diciclohexilcarbodiimida (DCCD) eoligomicina.DCCD liga-se covalentemente aos grupos carboxila em domínios hidrofóbicos deproteínas em geral, e a um resíduo de ácido glutâmico da subunidade c de Fo, o proteolipídioque forma o canal de prótons da ATP sintase, em particular. Se a subunidade c é marcada comDCCD, o fluxo de prótons é bloqueado e a atividade da ATP sintase é inibida.Semelhantemente, oligomicina age diretamente na ATP sintase. Pela ligação à uma subunidadede Fo, oligomicina também bloqueia o movimento dos prótons através de Fo.

3) A principal diferença básica entre um desacoplador e um inibidor é que os inibidores são substâncias que interrompem o fluxo de el[etrons na cadeia respiratória, são irreversíveis e podem levar a mitocôndria à morte.

 

22
Dislike1
User badge image

Enock Alves

Os inibidores paralisam a respiração bloqueando a cadeia respiratória por meio de uma ligação de uma proteína em um determinado local. Já os desacopladores, diferentemente dos inibidores, corrompem o acoplamento que há entre o transporte de elétrons e a ATP-sintase.
2
Dislike0
User badge image

Gabriela Mathias

ahbauankmf kf

0
Dislike5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais