Buscar

AV1 - Analise e desenvolvimento de sistemas - Anhembi Morumbi Modelagem de Software

 fase de análise é chamada assim porque o termo análise se refere a dividir um todo em suas partes, com a intenção de entender a natureza, a função e os interrelacionamentos dessas mesmas partes. No contexto do CVDS (System Development Life Cycle ou SDLC), os resultados da fase de planejamento (a solicitação do sistema, o estudo de viabilidade e o plano do projeto) delimitam os objetivos do negócio do novo sistema, definem o escopo do projeto, confirmam a análise de viabilidade e fornecem o plano de trabalho inicial. Os produtos dessa fase de planejamento são as entradas principais da fase de análise. Na fase de análise, o analista trabalha intensamente com os usuários do negócio do novo sistema para entender suas necessidades em relação a ele. O processo básico de análise envolve três etapas:

  • Entender a situação existente (sistema no estado em que se encontra atualmente, ou as-is).
  • Identificar as melhorias.
  • Definir os requisitos do novo sistema (o sistema futuro).

Algumas vezes, a primeira etapa (isto é, entender o sistema atual) é ignorada ou feita de maneira limitada.

DENNIS, Alan; WIXOM, Barbara H.; ROTH, Roberta M. Análise e Projeto de Sistemas. Grupo GEN, 2014.

Considerando o trabalho dos analistas de sistemas junto a clientes e usuários, a engenharia de requisitos apresenta diferentes técnicas para elicitação de suas necessidades. Assim, apresente os objetivos da etapa de levantamento e elicitação de requisitos, indicando duas técnicas utilizadas para esse propósito, sinalizando em que casos elas são adequadas.


💡 1 Resposta

User badge image

Julia de Andrade

O levantamento e elicitação de requisitos tem como finalidade identificar e entender as necessidades do cliente, de forma a definir um conjunto de requisitos que serão implementados no software.


Etapas de Levantamento e Elicitação


A etapa de levantamento e elicitação de requisitos tem como objetivo identificar os requisitos do sistema, bem como as necessidades e expectativas dos usuários. As técnicas utilizadas para esse propósito incluem entrevistas e análise de documentos.


A entrevista é ideal para identificar as necessidades do usuário e para validar se os requisitos existentes estão documentados de forma correta.


A análise de documentos é adequada para identificar os requisitos de um sistema já existente e para levantar requisitos não funcionais, como performance, disponibilidade e segurança.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais