Buscar

Nutrição Materno-Infantil Avaliação Final (Discursiva)

A anamnese clínico-nutricional visa padronizar a coleta de dados pessoais dos pacientes e inclui questionamentos que incluem histórico clínico, condições de saúde, hábitos alimentares, consumo alimentar atual, entre outros. Dessa forma, é de fundamental importância a padronização da avaliação a ser utilizada para cada faixa etária, uniformizando assim os critérios empregados pelo profissional. Disserte sobre as informações relevantes que devem constar na anamnese nutricional infantil e objetivam a investigação dos hábitos alimentares de crianças acima de 2 anos.

💡 1 Resposta

User badge image

Nutri Lu

A anamnese clínico-nutricional é uma etapa importante da avaliação nutricional de crianças acima de 2 anos, que visa coletar informações sobre o estado nutricional, hábitos alimentares e condições de saúde do paciente. Algumas informações relevantes que devem constar na anamnese nutricional infantil são:

  1. Identificação pessoal: incluindo nome completo, data de nascimento, sexo, endereço e telefone de contato.
  2. Histórico clínico: informações sobre possíveis doenças prévias, hospitalizações, cirurgias e uso de medicamentos, bem como histórico familiar de doenças crônicas, alergias e intolerâncias alimentares.
  3. Hábitos alimentares: avaliação detalhada da rotina alimentar da criança, incluindo frequência e horários das refeições, tipos de alimentos e bebidas consumidos, preferências alimentares, hábitos de mastigação e deglutição, e presença de aversões ou recusas alimentares.
  4. Consumo alimentar atual: registro do consumo alimentar recente, incluindo quantidade, tipos de alimentos e bebidas consumidos, e frequência de consumo.
  5. Aspectos sociais e culturais: informações sobre o ambiente familiar e social da criança, como a presença de pessoas que preparam as refeições, hábitos alimentares dos familiares, e costumes e tradições alimentares.
  6. Atividade física: avaliação da prática de atividade física da criança, incluindo frequência, duração e tipo de atividade.
  7. Outras informações relevantes: incluindo aspectos psicológicos e emocionais, como comportamento alimentar e presença de estresse, ansiedade ou depressão.

É importante ressaltar que a anamnese nutricional infantil deve ser adaptada à idade e ao desenvolvimento da criança, levando em conta suas habilidades cognitivas e de comunicação. Além disso, a entrevista deve ser realizada de forma lúdica e com a participação dos pais ou responsáveis, visando obter informações precisas e confiáveis sobre os hábitos alimentares e o estado nutricional da criança.


Fontes adicionais para estudo:

  • Ministério da Saúde. Orientações para a Coleta e Análise de Dados Antropométricos em Serviços de Saúde. Brasília, 2011.
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação para a Alimentação do Lactente, do Pré-Escolar, do Escolar, do Adolescente e na Escola. Rio de Janeiro, 2019.
  • Slater B, Philippi ST, Fisberg M. Anamnese alimentar. In: Philippi ST, Alvarenga M, Slater B, Waitzberg D, organizadores. Nutrição e técnica dietética na atenção básica. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2013. p. 101-116.
  • Balaban G, Silva GAP. Anamnese e avaliação nutricional. In: Fisberg M, Marchioni DML, organizadores. Avaliação nutricional: fundamentos e práticas. São Paulo: Manole, 2017. p. 23-33.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais