Buscar

Qual é a resposta? Pergunta abaixo: Matéria Acessibilidade e Tecnologias Assistivas.

[Laboratório Virtual – O Alfabeto em Libras] O alfabeto, assim como em toda e qualquer língua, tem como finalidade a formação de palavras que transmitem diversos tipos de significado.

Nesse contexto, descreva quatro características principais do alfabeto em LIBRAS.

💡 5 Respostas

User badge image

Almeida

Em LIBRAS, a língua de sinais utilizada pela comunidade surda no Brasil, não existe um alfabeto convencional com letras, mas sim um sistema de sinais manuais que representam cada uma das letras do alfabeto escrito da língua portuguesa. Algumas características desse sistema de sinais manuais em LIBRAS incluem:

  1. Representação manual das letras: Em LIBRAS, cada letra do alfabeto é representada por um sinal manual, que é realizado com as mãos e/ou os dedos. Esses sinais são diferentes dos sinais utilizados para representar palavras ou conceitos, e são usados principalmente para soletrar palavras.
  2. Variações regionais: Assim como em qualquer língua, as variações regionais são comuns em LIBRAS. Isso significa que os sinais manuais utilizados para representar as letras podem ser diferentes em diferentes regiões do país.
  3. Uso em situações específicas: O sistema de sinais manuais do alfabeto em LIBRAS é geralmente utilizado em situações específicas, como para soletrar nomes ou endereços, por exemplo. Em outras situações, é mais comum utilizar os sinais manuais que representam as palavras diretamente.
  4. Importância para a comunicação: Embora o sistema de sinais manuais do alfabeto em LIBRAS seja utilizado em situações específicas, ele é muito importante para a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. Através da soletração, as pessoas surdas podem identificar palavras e conceitos que não conhecem em LIBRAS, permitindo uma comunicação mais eficaz em diversas situações.


3
Dislike0
User badge image

Rodrigo Pontes

Libras é uma língua que não utiliza escrita em papel, apenas movimentos com as mãos no ar.

O alfabeto manual foi desenvolvido por um italiano chamado Rosselius em 1579.

Para aprendê-la é necessário prática e memorização.

Seu uso, diferente da mimica, não é espontâneo nem natural, mas deve ser praticado.

2
Dislike0
User badge image

ana mey

O alfabeto em LIBRAS possui quatro características principais: é visual-espacial, tridimensional, usa gestos e expressões faciais para transmitir significado e possui uma estrutura linguística própria.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais