Buscar

Explique o resultado obtido a partir da densitometria óssea. Como podemos interpretar o T-score?

Paciente de 78 anos, em pós-menopausa sem terapia de reposiçãoo hormonal e com história familiar positiva para fratura de quadril. Procura assistência médica com queixa de lombalgia crônica, cujos sintomas pioram ao final do dia ou após exercícios físicos. Entre outros exames complementares, foi solicitada densitometria óssea de coluna. Explique o resultado obtido a partir da densitometria óssea. Como podemos interpretar o T-score? 

💡 1 Resposta

User badge image

nadir lopes da trindade duarte

O exame da coluna lombar em posição póstero-anterior avalia o segmento de L1 a L4, este exame é usado para diagnosticar se o paciente tem osteoporose. O exame da coluna lombar quando está na projeção lateral facilita que seja excluída as estruturas posteriores dos corpos vertebrais  e assim os efeitos da osteoporose vão sendo minimizados. No caso especifico da paciente, que tem 78 anos, percebe que há maior dificuldade para posicionar este paciente, o que justifica a má qualidade dos resultados dos exames. Para resultado de osteoporose não se indica que seja realizado o exame com o paciente deitado. O que conclui que é provável que seu T-score seja negativo, (-3,9; -3,8 ; --4,0 ; -4,3 ; -4,0) como define a OMS. Se indicar que ele tem uma densidade óssea abaixo da média, que pode ser caracterizada como osteoporose ou osteopenia. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais