Buscar

Assim sendo, elabore um texto dissertativo e reflexivo que relacione os direitos humanos e o projeto profissional do Serviço Social

Os debates desta Unidade propiciaram a você realizar uma interlocução entre os direitos humanos e a questão social.

Essa relação é importante para que o profissional, diante de situações de violação de direitos, se posicione firmemente na sua defesa. Assim sendo, elabore um texto dissertativo e reflexivo que relacione os direitos humanos e o projeto profissional do Serviço Social que tem como princípios ético-políticos a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Michael Pedro Lima de Viveiros

Padrão de resposta esperado

A temática dos direitos humanos, para o Serviço Social, é a medida para um novo modelo de sociedade que ainda não alcançamos. Os avanços e o amadurecimento, em torno desse tema, possibilitaram à profissão dar um passo em nome da defesa dos direitos humanos e caminhar na direção contrária ao conservadorismo e a todas as formas de violação.

É imprescindível reconhecer que os direitos humanos são construções sócio-históricas e que adquiriram várias concepções e defesas contrárias e a favor a sua efetivação, por sociedades, pensamentos e ideologias distintas. Não são conceitos abstratos que alimentam, de maneira equivocada, as concepções do senso comum.

Em relação às políticas sociais, o conteúdo da Unidade chama a atenção para três aspectos:

  1. O contexto no qual vivemos, em que as recomendações macroeconômicas naturalizam e banalizam questões fundamentais que dificultam a efetivação dos direitos humanos por meio das políticas sociais (FREIRE, 2012a).
  2. As políticas sociais são concebidas como algo caro que desperdiça recursos, penaliza investimentos e não atinge os pobres (FREIRE, 2012a).
  3. A questão social é vista de modo reducionista, com ausência de dotes (escolaridade, cuidado com a própria saúde, incapacidade para administrar renda, dentre outros), que uma vez adquiridos permitem superá-la (FREIRE, 2012a).

Os autores salientam a necessidade de enfrentamento da pobreza, ao priorizar políticas universalizantes, que levem em consideração a dignidade da pessoa. Portanto, ações que banalizam, criminalizam a pobreza e a população pobre não correspondem aos pressupostos dos direitos humanos e que a Constituição de 1988 evidenciou como fundamentos para servirem de sustentáculo das políticas sociais: o homem e a dignidade.

O contexto de crises econômicas e sociais e a agudização das manifestações da questão social colocam em xeque a efetivação dos direitos humanos, rebatendo na dinâmica do Estado, na forma como as políticas são operadas, em condições mínimas, sem atingirem o cerne dos problemas.

As mudanças sociais e econômicas refletem-se, prejudicialmente, no trabalho, com graves consequências à classe trabalhadora, impedindo o reconhecimento das garantias vinculadas aos segmentos mais vulneráveis.


Portanto, o assistente social que atua nas expressões da questão social precisa ter os direitos humanos como referência para seu trabalho, em qualquer espaço sócio-ocupacional, e, mesmo em contextos adversos, a sua defesa intransigente precisa permanecer inalterada e firme.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais