Buscar

Para o galpão metálico, cujas características estão descritas abaixo, determine os seguintes parâmetros relacionados ao vento, detalhando as consid...

Para o galpão metálico, cujas características estão descritas abaixo, determine os seguintes parâmetros relacionados ao vento, detalhando as considerações feitas: •velocidade característica do vento; •pressão do vento; •coeficientes de pressão externo nas paredes para ventos incidentes a 0º m, C, A1, A2, A3, B1, B2, B3 e D; •coeficientes de pressão externo nas paredes para ventos incidentes a 90º n, C1, C2, A, B, D1 e D2.

O texto apresenta informações suficientes para determinar os parâmetros solicitados.
O galpão metálico em questão possui características que influenciam diretamente nos parâmetros relacionados ao vento.

Essa pergunta também está no material:

A1-ESTRUTURAS DE MADEIRAS E METALICAS COM FERRAMENTA BIM
2 pág.

Estruturas Metálicas e de Madeira USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Renan Castro

Para determinar os parâmetros relacionados ao vento, você precisa seguir os passos da norma ABNT NBR 6123:1988123, que estabelece as considerações sobre as forças devidas ao vento em edificações no Brasil.

Primeiro, você precisa conhecer a velocidade básica do vento (V0) na região onde o galpão está localizado. Essa velocidade é a velocidade de uma rajada de vento com duração de 3 segundos, excedida em média uma vez em 50 anos a uma altura de 10 metros acima do terreno, em campo aberto e plano1. Você pode consultar o mapa da norma ou usar algum site que forneça essa informação.

Depois, você precisa calcular a velocidade característica do vento (Vk), que é a velocidade básica do vento corrigida por fatores que dependem da altura da edificação, da rugosidade do terreno e da topografia local1. A fórmula para calcular Vk é:

Vk=V0×S1×S2×S3

Onde:

S1 é o fator de correção pela altura;

S2 é o fator de correção pela rugosidade do terreno;

S3 é o fator de correção pela topografia local.

Os valores desses fatores podem ser encontrados nas tabelas e gráficos da norma.

Em seguida, você precisa calcular a pressão dinâmica do vento (q), que é a pressão exercida pelo vento sobre uma superfície plana perpendicular à direção do vento1. A fórmula para calcular q é:

q=0.613×Vk2

Onde:

Vk é a velocidade característica do vento em m/s;

q é a pressão dinâmica do vento em kN/m².

Finalmente, você precisa determinar os coeficientes de pressão externo (Cp) nas paredes do galpão, que são números adimensionais que indicam a distribuição das forças devidas ao vento sobre as superfícies externas da edificação1. Esses coeficientes dependem da forma e das dimensões da edificação, bem como da direção do vento. Você pode obter os valores desses coeficientes nas tabelas e figuras da norma, usando as relações entre as dimensões do galpão (h/l1 e l1/l2).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais