Buscar

Partindo dos modelos atômicos de Thomson e Rutherford até a descoberta do nêutron, algumas partículas da estrutura atômica se tornaram claras. Entã...

Partindo dos modelos atômicos de Thomson e Rutherford até a descoberta do nêutron, algumas partículas da estrutura atômica se tornaram claras. Então, o número de prótons no núcleo de um átomo ficou conhecido como o número atômico. Também ficou estabelecido que o número de elétrons na nuvem eletrônica de um átomo é igual ao número de prótons no núcleo. Posteriormente, o número de massa foi definido como a soma do número de prótons e nêutrons presentes no núcleo. Mas havia uma grande controvérsia referente a esta proposta de estrutura atômica. Tomando como base os conhecimentos da Física Clássica, estes elétrons componentes da nuvem eletrônica descreveriam uma curva espiralada até se chocarem com o núcleo. Em 1913, o físico dinamarquês especialista em física atômica Niels Henry David Bohr resolveu a controvérsia existente, através do modelo da estrutura atômica que propôs e que até hoje é usado. Segundo seu modelo:


A O átomo é constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons e, ao redor dele, circulam elétrons em órbitas circulares não definidas.
B O átomo é constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons e, ao redor dele, circulam elétrons em órbitas elípticas não definidas.
C O átomo é constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons e, ao redor dele, circulam elétrons em órbitas circulares definidas.
D O átomo é constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons e, ao redor dele, circulam elétrons em órbitas elípticas definidas.

Essa pergunta também está no material:

Apol - 01 90 - Quimica Geral
5 pág.

Química Geral I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Segundo o modelo proposto por Niels Bohr, a alternativa correta é a letra C: O átomo é constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons e, ao redor dele, circulam elétrons em órbitas circulares definidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais