Buscar

Os alcenos apresentam um tipo especial de isomeria espacial, denominada de estereoisomeria. Um ponto importante é que os compostos que apresentam e...

Os alcenos apresentam um tipo especial de isomeria espacial, denominada de estereoisomeria. Um ponto importante é que os compostos que apresentam esse tipo de isomeria são chamados de estereoisômeros e possuem propriedades muitas vezes distintas. Considerando a estereoisomeria dos alcenos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os alcenos apresentam estereoisomeria, pois a rotação em torno da ligação C=C é impedida. ( ) Os alcenos apresentam estereoisomeria, pois a rotação em torno da ligação C=C leva a quebra da ligação sigma. ( ) A nomenclatura E, Z se baseia nas prioridades relativas entre os diferentes grupos ligados aos carbonos participantes da ligação C=C. ( ) A nomenclatura cis, trans é uma alternativa a ser usada quando os alcenos apresentam apenas dois grupos diferentes ligados aos carbonos participantes da ligação C=C. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Os alcenos apresentam estereoisomeria, pois a rotação em torno da ligação C=C é impedida.
Os alcenos apresentam estereoisomeria, pois a rotação em torno da ligação C=C leva a quebra da ligação sigma.
A nomenclatura E, Z se baseia nas prioridades relativas entre os diferentes grupos ligados aos carbonos participantes da ligação C=C.
A nomenclatura cis, trans é uma alternativa a ser usada quando os alcenos apresentam apenas dois grupos diferentes ligados aos carbonos participantes da ligação C=C.
A) V, F, V, F
B) V, V, F, V
C) F, V, V, F
D) F, F, V, V
E) F, V, F, V

Essa pergunta também está no material:

Screenshot_20230518-142934_UNIASSELVI Leo App
1 pág.

Química Orgânica I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) F, V, V, F. Os alcenos apresentam estereoisomeria, pois a rotação em torno da ligação C=C é permitida, o que impede a formação de estereoisômeros. A rotação em torno da ligação C=C não leva à quebra da ligação sigma. A nomenclatura E, Z se baseia nas prioridades relativas entre os diferentes grupos ligados aos carbonos participantes da ligação C=C. A nomenclatura cis, trans é uma alternativa a ser usada quando os alcenos apresentam apenas dois grupos diferentes ligados aos carbonos participantes da ligação C=C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais