Logo Passei Direto
Buscar

Qualidade de Software

Colégio Objetivo
Duas técnicas mais comuns de testes são chamadas de teste caixa-branca e teste caixa-preta. São testes formais em que são levantados casos de testes com base nos requisitos. Respectivamente, assinale a alternativa que corresponde aos conceitos dos testes caixa-branca e caixa-preta.


a) O desenvolvedor testa o software no ambiente do usuário e o usuário testa o software no ambiente do usuário.
b) O usuário testa o software no ambiente do desenvolvedor e o usuário testa o software no ambiente do usuário.
c) Teste da estrutura dos componentes externos e teste das falhas do comportamento interno do software.
d) Teste da estrutura dos componentes internos e teste das falhas do comportamento externo do software.
e) Teste do software no ambiente do usuário e teste no ambiente do desenvolvedor.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

A alternativa correta é a letra D) Teste da estrutura dos componentes internos e teste das falhas do comportamento externo do software. No teste caixa-branca, é verificada a estrutura interna do software, como a lógica do código e a cobertura dos casos de teste. Já no teste caixa-preta, são avaliados os comportamentos externos do software, sem conhecimento da sua estrutura interna.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Determinados princípios e condutas definem o profissional da engenharia de software. Criar sua forma de trabalho e aplicá-la nos processos de software, tais como aplicar suas habilidades na modelagem de uma função, colabora com a execução dos métodos da engenharia de software. Um termo muito comum é “ser ágil”. Das alternativas, assinale aquela que expressa a característica de “ser ágil”.


a. A padronização leva à repetição, melhorias de soluções e eficiência da prática.
b. Analisar o projeto e separá-lo por níveis de interesses.
c. Estabelecer mecanismos de gestão de configuração do software para agilizar mudanças.
d. Evitar o desperdício de ações e tomar decisões localmente sempre que possível.
e. Formar uma equipe que se auto-organize, com confiança e respeito mútuos.

A identificação inicial dos elementos de um negócio, suas atividades e ligações são compostas e embutidas em um modelo de software. Fazer esse levantamento é complexo e, por mais que se esforce, sempre haverá alguma falha e algumas vezes com a lógica da incerteza. Alguns princípios do planejamento reduzem essa complexidade. Analise cada princípio citado se verdadeiro ou falso e assinale a alternativa correspondente à análise correta. I. Avaliar o comportamento do software e os modelos que descrevem informações. II. Compreender o escopo do projeto considerando a análise do risco. III. Praticar interação com base em estimativas do que conhece e ser realista.

I. Avaliar o comportamento do software e os modelos que descrevem informações.
II. Compreender o escopo do projeto considerando a análise do risco.
III. Praticar interação com base em estimativas do que conhece e ser realista.
a. I e II são verdadeiras e a III é falsa.
b. I e III são verdadeiras e a II é falsa.
c. II e III são verdadeiras e a I é falsa.
d. I, II e III são verdadeiras.
e. I, II e III são falsas.

Frequentemente, as atividades de Verificação e Validação (V&V) trabalham simultaneamente e podem usar porções do mesmo ambiente. Das alternativas, considere como correta a alternativa que conceitua Verificação e Validação (V&V).


a. As atividades de verificação e validação correspondem à etapa de depuração do código para garantir que não haverá mudanças.
b. Verificação corresponde à depuração do código e validação se os diagnósticos estão corretos.
c. Verificação corresponde ao acompanhamento das mudanças do software e validação se as mudanças necessárias foram feitas.
d. Verificação é a inspeção para garantir a eficácia do produto e validação é a aceitação do produto pelas partes envolvidas.
e. Verificação é assegurar que o programa realiza aquilo que o usuário necessita e validação se refere à correção de bugs do software.

A atividade de rastrear o código-fonte, com objetivo de corrigir e reduzir falhas no programa de computador é chamada de debug (depuração de falhas). Assinale a alternativa que corresponde às principais tarefas da depuração de falhas.

Identificar o erro
Diagnosticar
Corrigir
Registrar
Avaliar o impacto da mudança no sistema
a. Avaliar o erro, escalonar a correção, corrigir se necessário, validar a correção e registrar.
b. Avaliar o erro, verificar o erro, corrigir se necessário, validar a correção e registrar.
c. Avaliar o impacto do erro, escalonar a correção, discutir a correção, encaminhar solução para refazer o código.
d. Identificar o erro, diagnosticar, corrigir, registrar e avaliar o impacto da mudança no sistema.
e. Identificar o erro, diagnosticar, substituir o programa, validar as alterações e corrigir os requisitos.

A atividade de verificação do código normalmente segue uma abordagem top-down e bottom-up. Desse tipo de abordagem considera-se que o teste top-down avalia a interface do usuário com o software porque começa pelos níveis inferiores de testes (nível de código) e vai para os níveis superiores de usabilidade da interface do usuário. Assinale a alternativa que corresponde a uma análise crítica do texto.


a. A questão e a justificativa se referem a coisas diferentes e não possuem vínculo com a atividade de verificação do código.
b. É correto afirmar que top-down se refere à interface do usuário e é correta a justificativa porque avalia a característica de usabilidade.
c. É correto afirmar que top-down se refere à interface do usuário e a justificativa está errada porque se refere à interface do software com o ambiente operacional.
d. É errado afirmar que top-down se refere à interface do usuário, a referência é de bottom-up, que está de acordo com a justificativa.
e. É errado afirmar que top-down se refere à interface do usuário e é correta a justificativa porque avalia a característica de usabilidade.

O diagrama é um diagrama de implantação de um sistema ERP que funciona em balcões de atendimento. Essa é uma boa arquitetura que permite ter um acesso seguro ao SGBD. Quanto ao número de camadas e nós apresentado, qual é a alternativa correta?


a. 2 camadas e 2 nós.
b. 3 camadas e 2 nós.
c. 3 camadas e 3 nós.
d. 4 camadas e 3 nós.
e. 4 camadas e 4 nós.

Quando um software é construído para o cliente, o software passa por um teste de aceitação. Nessa situação pode-se usar os testes alfa e beta. Qual é a alternativa correta?


a. O teste alfa é realizado pelo cliente e o teste beta é realizado pelo desenvolvedor.
b. O teste alfa é realizado pelo desenvolvedor e o teste beta é realizado pelo cliente.
c. O teste alfa é realizado pelo desenvolvedor e o teste beta é realizado por um grupo de usuários selecionados.
d. O teste alfa é realizado por um grupo de usuários selecionados e o teste beta é realizado pelo cliente.
e. O teste alfa é realizado pelo cliente e o teste beta é realizado por um grupo de usuários selecionados.

Assinale a alternativa que corresponde a um princípio dos testes alfa e beta.


a) O desenvolvedor testa a estrutura dos componentes internos de um sistema e o usuário identifica falhas do comportamento externo ao sistema.
b) O desenvolvedor testa o software no ambiente do usuário e o usuário testa o software no ambiente do usuário.
c) O usuário testa a estrutura dos componentes internos de um sistema e o usuário identifica falhas do comportamento externo ao sistema.
d) O usuário testa a integração dos componentes de um sistema começando pela interface do usuário e testa o sistema a partir do código, junto ao desenvolvimento.
e) O usuário testa o software no ambiente do desenvolvedor e o usuário testa o software no ambiente do usuário.

Quando um release do software é lançado, a correção de erros de codificação é um processo de custo baixo quando é identificado na fase de testes ou tem um custo alto se identificado em operação. A correção de erros do software deve ser considerada no custo do desenvolvimento do software. Assinale a alternativa correspondente ao tipo de manutenção que deverá ser aplicada.


a) Não haverá um custo alto se mudarem métodos, técnicas e padrões que determinam novas versões e releases.
b) Normalmente, esses erros ocorrem em um novo ambiente operacional. O tipo de manutenção é de adaptar o software a um ambiente operacional diferente.
c) O custo desse erro pode ser menor se o tipo de manutenção for fazer acréscimos à funcionalidade do sistema ou simplesmente modificá-la.
d) O tipo de manutenção a ser aplicada é a manutenção preventiva, que identifica o erro antes do software entrar em operação.
e) O tipo de manutenção a ser aplicada é a de reparação dos defeitos do software, que acrescentará um acréscimo no custo do desenvolvimento.

Mais conteúdos dessa disciplina