Buscar

3. Um dos desafios ou problemas enfrentados pela Educação Escolar Indígena diz respeito à própria escola como instituição contraditória. A contradi...

3. Um dos desafios ou problemas enfrentados pela Educação Escolar Indígena diz respeito à própria escola como instituição contraditória. A contradição inerente à instituição escolar consiste no fato de que elas são capazes tanto de promover a autonomia quanto a domesticação de conhecimentos tradicionais. A respeito da escola como um lugar de contradições assinale a alternativa incorreta: A - A escola diferenciada, assim como as escolas regulares, são espaços de aprendizado capazes tanto de promover o empoderamento quanto o condicionamento do pensamento, pois foram pensadas como instituições disciplinadoras. B - Embora a escola possa ser pensada como um lugar de contradições ela não deve, por isso, ser demonizada ou destituída de seu caráter emancipador e formador. C - Apesar das contradições, as escolas continuam sendo um espaço importante de socialização e de aprendizado não apenas de conteúdos e disciplinas específicas, mas sobretudo do relacionamento com a alteridade. D - Uma vez reconhecido o caráter contraditório das escolas, especialmente seu potencial de domesticação decorrente de um currículo eurocêntrico, a implementação de uma Educação Escolar Indígena perde o sentido. E - Os projetos comunitários e a sua cobrança por ações públicas mostram a dificuldade de sua implementação por uma razão simples: não existe apagamento, os conflitos presentes socialmente continuam existindo e se expressam nas escolas. Resposta correta:D


A - A escola diferenciada, assim como as escolas regulares, são espaços de aprendizado capazes tanto de promover o empoderamento quanto o condicionamento do pensamento, pois foram pensadas como instituições disciplinadoras.
B - Embora a escola possa ser pensada como um lugar de contradições ela não deve, por isso, ser demonizada ou destituída de seu caráter emancipador e formador.
C - Apesar das contradições, as escolas continuam sendo um espaço importante de socialização e de aprendizado não apenas de conteúdos e disciplinas específicas, mas sobretudo do relacionamento com a alteridade.
D - Uma vez reconhecido o caráter contraditório das escolas, especialmente seu potencial de domesticação decorrente de um currículo eurocêntrico, a implementação de uma Educação Escolar Indígena perde o sentido.
E - Os projetos comunitários e a sua cobrança por ações públicas mostram a dificuldade de sua implementação por uma razão simples: não existe apagamento, os conflitos presentes socialmente continuam existindo e se expressam nas escolas.

Essa pergunta também está no material:

Exerc 3 Questões E na Divers o indígena e a educação
3 pág.

Pedagogiaestágio Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

VIRALIZA

Resposta é:

Uma vez conhecido o caráter contraditório das escolas, especialmente seu potencial de domesticação decorrente de um currículo eurocêntrico, a implementação de uma educação escolar indígena perde o sentido.

(Revisado ????)

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais