Buscar

De acordo com Ferrater Mora (1964), a filosofia e a religião podem se relacionar de três maneiras distintas: em primeiro lugar, a filosofia e a rel...

De acordo com Ferrater Mora (1964), a filosofia e a religião podem se relacionar de três maneiras distintas: em primeiro lugar, a filosofia e a religião se aproximam mutuamente, podendo acontecer que a segunda seja substituída pela primeira; no segundo caso, a filosofia se situa à frente da religião, de modo crítico ou, em alguns casos, analítico; e, finalmente, a filosofia procede descrevendo o fato religioso como tal, independentemente de seu conteúdo específico. No primeiro caso, há uma fusão entre as duas concepções; no segundo, a filosofia tenta esclarecer de forma racional e objetiva o conteúdo de uma determinada religião; no terceiro caso, se pede o auxílio das diversas ciências para clarificar os fenômenos religiosos. Segundo o autor, só nos dois últimos casos, e de um modo específico no terceiro caso, é que se pode falar propriamente em filosofia da religião. Sobre a aproximação entre filosofia e religião, podemos assinalar:

A filosofia e a religião se aproximam mutuamente, podendo a primeira ser substituída pela segunda.
A filosofia e a religião não há aproximação possível entre ambas, já que cada uma tem por objeto temas e questões distintas.
Filosofia e religião se relacionam de três formas, mas apenas na situação em que a filosofia pode ser substituída pela religião é válido.
Filosofia e religião se relacionam de três formas: no primeiro caso há fusão entre os dois campos de saber; no segundo a filosofia explica e explicita o conteúdo da religião; no terceiro, outras ciências colaboram no processo de compreensão do fenômeno religioso.
Filosofia e religião se aproximam de duas formas segundo o autor.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) IV e V estão corretas.
e) IV está correta.

Essa pergunta também está no material:

prova final
8 pág.

Filosofia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a descrição fornecida, a alternativa correta é a letra d) IV e V estão corretas. Isso porque, segundo Ferrater Mora, a filosofia e a religião podem se relacionar de três maneiras distintas: fusão entre os dois campos de saber, explicação e explicitação do conteúdo da religião pela filosofia, e colaboração de outras ciências no processo de compreensão do fenômeno religioso. Portanto, a quarta opção menciona corretamente essas três formas de relação entre filosofia e religião.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais