Buscar

QUESTãO 39 Resposta A A) CORRETA. O conto narra a vida de uma personagem apenas com substantivos, nomeando os objetos que a circundam no dia a dia....

QUESTãO 39 Resposta A
A) CORRETA. O conto narra a vida de uma personagem apenas com substantivos, nomeando os objetos que a circundam no dia a dia. Ao nomear as coisas às quais a personagem tem acesso em sua rotina, o texto, expondo os substantivos de modo constante e repetitivo, cria a sensação de um mundo coisificado, em que as pessoas, misturando-se às coisas, desumanizam-se.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa reconhece que os substantivos listados no texto indicam a rotina de apenas uma personagem. Porém, a personagem no conto representa um conjunto de pessoas, de modo a levar o leitor a refletir sobre a rotina de vida do homem contemporâneo. Logo, não trata sobre pessoas que moram sozinhas nem sugere que estas têm vidas mais monótonas.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica, pelos elementos de escritório citados no texto, como em “[...] papéis, telefone, agenda [...]”, que a personagem está em seu ambiente de trabalho, além de verificar que não são mencionadas pessoas no trecho. Com isso, infere que a personagem é fria e indiferente com seus colegas de trabalho. Porém, essa interpretação extrapola o que é exposto no trecho, uma vez que, no texto, são citados apenas os objetos que circundam a personagem para sugerir a coisificação do ser humano.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica alguns substantivos que sugerem momentos de pausa e lazer na vida da personagem, como em “maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal”. Logo, infere, com base no senso comum, que momentos de pausa são importantes para se produzir mais. Porém, essa interpretação extrapola o que é exposto no conto, que tem o objetivo de reforçar que as pessoas costumam ficar presas a uma rotina, desumanizando-se.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica elementos do universo masculino (como em “Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó”) e empresarial (como em “pastas, caixas de entrada, de saída”) no texto. A partir disso e de seu conhecimento prévio de mundo, infere que o texto critica a predominância de homens no mercado de trabalho. Porém, isso extrapola o que é exposto no conto, que representa a rotina de uma personagem para provocar uma reflexão sobre a condição de vida do ser humano.

QUESTãO 40 Resposta B
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa desconhece as funções da linguagem e identifica, equivocadamente, que o trecho possui a função fática. A função fática tem por principal característica estabelecer, prolongar ou interromper um processo comunicativo, focando, assim, no referente; essa linguagem se manifesta através de diferentes operadores discursivos. Um exemplo disso seria quando alguém atende ao telefone e diz “alô”.
B) CORRETA. O trecho possui predominante a função emotiva da linguagem, transmitindo ao leitor uma mensagem de caráter subjetivo. A função emotiva, ou expressiva, tem por principal característica expressar sentimentos e provocar a sensibilidade de quem lê, o que é perceptível no estilo de Édipo por meio, entre outros pontos, do uso de diminuitivos, e a expressão de uma relação afetuosa entre o falecido e sua mãe, ressaltando a fatalidade e a tristeza do caso.

QUESTãO 43 Resposta B
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa associa a Língua Portuguesa à colonização portuguesa no Brasil, acreditando que o museu possa homenagear esse momento histórico. No entanto, o Museu da Língua Portuguesa caracteriza-se como um lugar de identidade e memória em homenagem à Língua Portuguesa, patrimônio cultural imaterial do Brasil.
B) CORRETA. O Museu da Língua Portuguesa, como anuncia o próprio nome, caracteriza-se como um espaço dedicado à língua portuguesa, um patrimônio cultural imaterial brasileiro. Considera-se que a língua materna de um país enquanto símbolo de memória e identidade, homenageada pelo museu de forma inovadora, tecnológica e mult

A questão 39 tem como resposta a alternativa A.
A questão 40 tem como resposta a alternativa B.
A questão 43 tem como resposta a alternativa B.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão 39 é a alternativa A. O conto narra a vida de uma personagem apenas com substantivos, nomeando os objetos que a circundam no dia a dia. Isso cria a sensação de um mundo coisificado, em que as pessoas se desumanizam. A resposta correta para a questão 40 é a alternativa B. O trecho possui predominante a função emotiva da linguagem, transmitindo ao leitor uma mensagem de caráter subjetivo. Isso é perceptível no estilo de Édipo, através do uso de diminutivos e da expressão de uma relação afetuosa entre o falecido e sua mãe. A resposta correta para a questão 43 é a alternativa B. O Museu da Língua Portuguesa caracteriza-se como um espaço dedicado à língua portuguesa, um patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ele homenageia a língua materna do país como símbolo de memória e identidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais