A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa observa que o texto tem como contexto o século XIX, período da Segunda Revolução Industrial, e ...
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa observa que o texto tem como contexto o século XIX, período da Segunda Revolução Industrial, e conclui, equivocadamente, que a proposta de Vergueiro se relacionava com a implementação do trabalho industrial no Brasil. No entanto, a proposta do senador era voltada para o trabalho rural. B) CORRETA. O texto cita a “proposta do senador Vergueiro” de substituir o trabalho escravizado pela mão de obra europeia. Houve outros experimentos de imigração com o objetivo de povoar o território com brancos europeus, mas a principal política nesse sentido foi a imigração para as lavouras de café, que atendia aos interesses no branqueamento da população e na substituição de mão de obra após a abolição do tráfico em 1850. C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa se ateve ao fato de que na época do senador Vergueiro o Brasil ainda permitia a escravização de pessoas trazidas da África. No entanto, o texto se refere ao momento em que este tráfico é de fato abolido e é necessário pensar uma saída para a reposição de mão de obra nas lavouras. D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa concentrou-se na questão do povoamento e relembrou a catequização indígena, política da Igreja Católica, especialmente dos jesuítas e que foi muito frequente durante a colonização. No entanto, o trecho se refere ao período do Império, quando essa prática não foi central na substituição da mão de obra escravizada. E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa avaliou que o assalariamento das pessoas que estavam no Brasil naquele momento foi a política adotada. No entanto, a proposta do senador Vergueiro visava substituir a mão de obra escravizada, e não pensar uma política nacional de assalariamento. Na realidade, as condições de trabalho dos imigrantes vindos com esse projeto previam o “sistema de parceria”, ou seja, os trabalhadores não recebiam um salário, mas chegavam ao Brasil “devendo” aos seus empregados os custos da viagem, os quais deveriam ser pagos com sua força de trabalho.
A) A afirmativa A está incorreta. B) A afirmativa B está correta. C) A afirmativa C está incorreta. D) A afirmativa D está correta. E) A afirmativa E está incorreta. a) Apenas a afirmativa B está correta. b) Apenas as afirmativas B e D estão corretas. c) Apenas as afirmativas A e C estão corretas. d) Apenas as afirmativas C e D estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.