Buscar

Sabe-se que o reparo tecidual pode ser afetado por uma variedade de fatores e, assim, ter sua qualidade reduzida. Sobre os fatores que influenciam ...

Sabe-se que o reparo tecidual pode ser afetado por uma variedade de fatores e, assim, ter sua qualidade reduzida. Sobre os fatores que influenciam o reparo tecidual, está correto afirmar que:


Somente a presença direta de microrganismos promove a inflamação e, consequentemente, o atraso no reparo tecidual.
A deficiência de proteínas, de vitamina C ou de zinco retarda a cicatrização pois interfere diretamente no processo de angiogênese.
A nicotina presente no cigarro provoca vasoconstrição e o monóxido de carbono tem efeitos anti-inflamatórios, interferindo no processo de reparo.
A presença de corpos estranhos não representa um fator complicador para o processo de reparo completo.
O diabetes melito é uma das causas locais mais importantes de anormalidades no processo de reparo tecidual.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentre as afirmações apresentadas, a correta é a seguinte: A deficiência de proteínas, de vitamina C ou de zinco retarda a cicatrização, pois interfere diretamente no processo de angiogênese. As outras afirmações estão incorretas: - A presença direta de microrganismos pode promover inflamação, mas não é o único fator que pode atrasar o reparo tecidual. - A nicotina presente no cigarro provoca vasoconstrição e o monóxido de carbono tem efeitos prejudiciais, não anti-inflamatórios, interferindo no processo de reparo. - A presença de corpos estranhos pode sim representar um fator complicador para o processo de reparo completo. - O diabetes melito é uma das causas sistêmicas mais importantes de anormalidades no processo de reparo tecidual, não apenas localmente. É importante lembrar que cada caso pode ter particularidades, e é sempre recomendado buscar orientação médica para um diagnóstico e tratamento adequados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais