Logo Passei Direto
Buscar

Educação e Diversidade

Colégio Objetivo
A BNCC é um documento norteador para formulação dos currículos da educação brasileira, entretanto, esse ponto de vista é uma imensa controvérsia para alguns especialistas. Há uma crítica quanto ao fato de a BNCC seguir uma matriz de currículo por competências. Assinale a alternativa que diz respeito à crítica à adoção desse modelo.


A BNCC, quando assume uma posição mais próxima do atendimento ao mercado de trabalho, focada em mecanismos de gestão, acaba por limitar a formação do sujeito à sua dimensão econômica.
A BNCC é a indicação clara do que os alunos devem ¿saber¿ - considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores - e, sobretudo, do que devem ¿saber fazer¿ - considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana e do mundo do trabalho.
O conceito de competência, adotado pela BNCC, marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do ensino fundamental e do ensino médio.
A adoção da escola integral é mais importante que a escola de tempo integral, o que pode promover o desenvolvimento de mais competências.
A explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à crítica à adoção do modelo de currículo por competências da BNCC. 1. A BNCC, quando assume uma posição mais próxima do atendimento ao mercado de trabalho, focada em mecanismos de gestão, acaba por limitar a formação do sujeito à sua dimensão econômica. - Esta alternativa critica a BNCC por priorizar o mercado de trabalho, o que é uma crítica comum ao modelo de competências. 2. A BNCC é a indicação clara do que os alunos devem "saber" - considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores - e, sobretudo, do que devem "saber fazer" - considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana e do mundo do trabalho. - Esta alternativa descreve a BNCC, mas não apresenta uma crítica. 3. O conceito de competência, adotado pela BNCC, marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da LDB, especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do ensino fundamental e do ensino médio. - Esta alternativa também não é uma crítica, mas uma observação sobre a evolução do conceito de competência. 4. A adoção da escola integral é mais importante que a escola de tempo integral, o que pode promover o desenvolvimento de mais competências. - Esta alternativa não se relaciona diretamente com a crítica ao modelo de competências. 5. A explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC. - Novamente, esta alternativa não apresenta uma crítica, mas sim um ponto positivo sobre a BNCC. Diante dessa análise, a alternativa que realmente apresenta uma crítica ao modelo de currículo por competências da BNCC é: a) A BNCC, quando assume uma posição mais próxima do atendimento ao mercado de trabalho, focada em mecanismos de gestão, acaba por limitar a formação do sujeito à sua dimensão econômica.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A crítica à adoção do modelo de currículo por competências na BNCC é que, ao assumir uma posição mais próxima do atendimento ao mercado de trabalho e focada em mecanismos de gestão, acaba por limitar a formação do sujeito à sua dimensão econômica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As duas são verdadeiras, mas não estão relacionadas.


A política curricular deve ser fruto de uma prática social, objetivada por leis e regulamentações, representando o agir e o pensar daqueles que estão envolvidos na sua formulação e na sua execução.
A BNCC é um documento norteador para formulação dos currículos da educação brasileira, entretanto, esse ponto de vista é uma imensa controvérsia para alguns especialistas. Há uma crítica quanto ao fato de a BNCC seguir uma matriz de currículo por competências. Assinale a alternativa que diz respeito à crítica à adoção desse modelo.
Os estudos que consideramos como reprodutivistas (ou crítico-reprodutivistas) questionam concepções de escola e de currículo como controle, reprodução e alienação social. O desenvolvimento de sua abordagem está associada a:

Mais conteúdos dessa disciplina