Buscar

Qual é a concepção de Pierre Bourdieu sobre as prenoções em relação ao Estado? (0,5 ponto) a) Prenoções são opiniões espontâneas construídas alhei...

Qual é a concepção de Pierre Bourdieu sobre as prenoções em relação ao Estado? (0,5 ponto) a) Prenoções são opiniões espontâneas construídas alheias a qualquer análise mais sólida, a qualquer metodologia científica eficaz. Por isso, várias considerações a respeito do Estado não passam de impressões sem qualquer fundamento lógico e racional. b) Prenoções são opiniões fundamentadas em uma análise científica, que permitem entender o Estado de uma maneira lógica e desnaturalizada. Por isso, devemos nos basear nelas para estudar o Estado. c) Prenoções são opiniões fundamentadas em uma análise sociológica, que permitem entender o Estado de uma maneira lógica e desnaturalizada. Por isso, devemos nos basear nelas para estudar o Estado. d) Prenoções são opiniões que se originam do senso comum, mas que podem ser transformadas em análises científicas e sociológicas eficazes. Por isso, devemos valorizar o conhecimento popular para estudar o Estado.

💡 2 Respostas

User badge image

Ste .

Por favor curtam :)

Pierre Bourdieu, renomado sociólogo francês, desenvolveu uma perspectiva crítica em relação às prenoções em relação ao Estado. Segundo Bourdieu, as prenoções são ideias preconcebidas, muitas vezes internalizadas e naturalizadas pela sociedade, que moldam a maneira como as pessoas percebem e interpretam a realidade social e política.

Bourdieu argumenta que as prenoções sobre o Estado são influenciadas por estruturas de poder e interesses dominantes na sociedade. Essas prenoções são construídas e disseminadas por meio de diversos mecanismos, como a mídia, a educação e os discursos políticos. Elas funcionam como uma espécie de "senso comum" que legitima a ordem estabelecida e perpetua as desigualdades sociais.

Na concepção de Bourdieu, as prenoções em relação ao Estado podem ser instrumentos de dominação simbólica, uma vez que moldam as percepções e as ações das pessoas, influenciando suas escolhas políticas e sua relação com o poder. Bourdieu também destaca a importância da reprodução simbólica do Estado, ou seja, a capacidade do Estado de criar uma imagem positiva de si mesmo e de suas instituições, de modo a obter o consentimento e a adesão dos cidadãos.

No entanto, Bourdieu ressalta que as prenoções não são fixas nem imutáveis. Elas podem ser contestadas, desconstruídas e transformadas por meio da reflexão crítica e do engajamento político. Bourdieu defende a necessidade de uma análise sociológica das prenoções em relação ao Estado, a fim de revelar as estruturas de poder subjacentes e promover uma maior consciência política entre os indivíduos.

Em suma, Bourdieu vê as prenoções em relação ao Estado como construções sociais que refletem interesses e relações de poder, e destaca a importância de questioná-las e problematizá-las para promover uma visão mais crítica e emancipatória da realidade política.

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a concepção de Pierre Bourdieu, as prenoções em relação ao Estado são opiniões que se originam do senso comum, mas que podem ser transformadas em análises científicas e sociológicas eficazes. Por isso, devemos valorizar o conhecimento popular para estudar o Estado. A alternativa correta é a letra d).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais