Buscar

Em relação a barreira hematoencefálica, pode-se afirmar, EXCETO: A) O oxigênio, o gás carbônico e as moléculas lipossolúveis (como álcool, hormôni...

Em relação a barreira hematoencefálica, pode-se afirmar, EXCETO:

A) O oxigênio, o gás carbônico e as moléculas lipossolúveis (como álcool, hormônios esteroides) podem atravessar facilmente a membrana das células endoteliais (ultrapassando a barreira) e agir no SNC.
B) Há substâncias que são transportadas ativamente como a glicose (proteínas carreadoras específicas), os aminoácidos, os nucleosídeos e as vitaminas. De acordo com a expressão das proteínas carreadoras, ocorre o transporte ativo dessas substâncias pela membrana.
C) A zônula de oclusão tem função permeabilizante, permitindo a passagem de solutos e quaisquer líquidos para o interior do tecido nervoso.
D) A barreira é formada pela presença de junções denominadas zônula de oclusão entre as células endoteliais, criando um tipo de capilar contínuo.
E) A L-Dopa ultrapassa a barreira com facilidade, porém a dopamina não, explicando a aplicação clínica de L-Dopa para a doença de Parkinson, e não da dopamina.
A
B
C
D
E