Buscar

Considerando as correntes de pensamento do planejamento e programação em saúde no Brasil, assinale a alternativa CORRETA: O planejamento deve ser ...

Considerando as correntes de pensamento do planejamento e programação em saúde no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:

O planejamento deve ser tratado somente como ferramentas burocráticas e sem sentido, não é necessário envolver gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde no planejamento, organização e cuidado na SUS.
O planejamento pode dificultar o enfrentamento de problemas e a busca de resultados efetivos no processo de trabalho, por isso devemos analisar os fatores facilitadores e dificultadores na tarefa de construir e executar o Planejamento Local em Saúde.
Dentre os aspectos facilitadores do desenvolvimento do planejamento, pode ser apontada a ausência de intersetorialidade tanto na sua elaboração e execução das ações propostas pela equipe, a fragmentação das políticas sociais e da estrutura pública responsável por desenvolvê-la, dificuldades de articular ferramentas e ações coletivas para o planejamento e monitoramento de intervenções no contexto local e, por fim, a ausência efetiva da participação comunitária.
Enfrentar as questões de saúde exige conhecimento da realidade, focalizar as políticas públicas com planejamento e decisões racionais para priorizar as ações necessárias e que tenham maior efetividade e eficiência.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) Apenas a afirmativa IV está correta.

Essa pergunta também está no material:

FUNDAMENTOS EM GESTÃO DE SAUDE AVALIAÇÃ FINAL
9 pág.

Gestão em Serviços de Saúde UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando as correntes de pensamento do planejamento e programação em saúde no Brasil, a alternativa correta é a letra C) Apenas a afirmativa III está correta. Isso porque o planejamento pode dificultar o enfrentamento de problemas e a busca de resultados efetivos no processo de trabalho, sendo necessário analisar os fatores facilitadores e dificultadores na construção e execução do Planejamento Local em Saúde. A intersetorialidade, a articulação de ferramentas e ações coletivas, bem como a participação comunitária são aspectos facilitadores do desenvolvimento do planejamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais