Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

UNIASSELVI
A cultura é um dos conceitos mais importantes da Antropologia. Sua centralidade é apontada nas muitas definições presentes e conformadas pelo conhecimento antropológico desde o século XIX. Sobre a noção de cultura na Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo, podendo ser entendida também como o nível de inteligência que uma pessoa possui ou se ela é de fato "culta", educada e capaz de interagir em sociedade. ( ) Para Franz Boas, os diferentes povos que têm no mundo possuem diferentes culturas e, entre elas, é difícil estabelecer qualquer hierarquia, sendo estas heranças do pensamento colonial e racista da época. ( ) Para o antropólogo Alfred Kroeber, é através e pela cultura que o homem se distancia do animal de forma criativa, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas. ( ) Para Edward Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre a evolução, em que a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes na evolução. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - F - V - F. B) F - V - V - V. C) V - F - V - F. D) F - V - F - V.
User badge image
Sheyla Serpa

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) F - V - V - V. Justificativa: - A primeira sentença é falsa, pois cultura não se refere ao nível de inteligência ou educação de uma pessoa, mas sim ao conjunto de valores, crenças, costumes, tradições, conhecimentos e práticas compartilhados por um grupo social. - A segunda sentença é verdadeira, pois Franz Boas defendia a ideia de que todas as culturas são igualmente válidas e não há uma hierarquia entre elas. - A terceira sentença é verdadeira, pois Alfred Kroeber acreditava que a cultura é a principal característica que diferencia o ser humano dos outros animais e que é através dela que o homem se expressa de forma criativa. - A quarta sentença é verdadeira, pois Edward Tylor defendia a ideia de que a cultura poderia ser estudada de forma objetiva e que a diversidade cultural era resultado da evolução das sociedades.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito de "Cultura" é central para a Antropologia, sua parte mais elementar. Na obra "A Invenção da Cultura", o antropólogo Roy Wagner desenvolve essa reflexão, discutindo a cultura como uma criação da mente do antropólogo. Segundo Roy, a cultura é uma invenção. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O antropólogo critica as perspectivas de uma cultura universal, única, voltando-se para uma pluralidade possível de observar as culturas.
II- Segundo Roy, a noção de cultura é uma construção aberta e criativa realizada na experiência do antropólogo, de suas investigações e origem social.
III- Segundo Roy, a etnografia é um trabalho insuficiente para que a Antropologia seja considerada uma Ciência, apresentando-se, então, como uma ciência inventada.
IV- A partir da etnografia, o antropólogo experiencia a relativização da sua própria cultura para acessar a cultura do outro, questionando as suas próprias categorias, resultando num esforço de invenção e reinvenção.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

A antropóloga americana Margaret Mead (1901-1978) integra a corrente teórica da Escola Americana relacionada aos comportamentos e aos padrões culturais. Tal linha antropológica deu ênfase aos aspectos psicológicos dos fenômenos culturais. Com relação à ideia de Mead sobre a compreensão dos padrões culturais em torno do sexo, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Suas obras indicam que o sexo é uma questão biológica e que as necessidades ambientais é que definem os padrões.
II- Os padrões culturais possuem significância apenas para sociedades existentes no passado e, atualmente, mostram-se pouco relevantes.
III- O temperamento entre os sexos é determinado culturalmente, cujo padrão de masculino e feminino difere entre as culturas.
IV- Suas obras foram importantes para o debate sobre questões culturais, mas que eram consideradas ou explicadas como biológicas.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

A primeira geração de antropólogos teve influência das teorias evolucionistas. Da mesma forma, foram originais no tratamento dado às sociedades estudadas, promovendo uma crítica ao darwinismo social. Com relação aos primeiros antropólogos e suas ideias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Edward Burnett Tylor (1832-1917).
II- James George Frazer (1854-1941).
III- Lewis Henry Morgan (1818-1881).
a) II - I - II - III.
b) II - II - III - I.
c) I - I - II - III.
d) III - I - I - II.

O antropólogo inglês Victor Turner (1920-1983) interessou-se pelos mecanismos de resolução dos conflitos sociais nas sociedades Ndembu, na África. Disso, resultou uma contribuição importante para as Ciências Sociais através do conceito de ritos sociais. Com relação a esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os ritos sociais podem ser entendidos enquanto ampliação da personalidade de seus proprietários, explicitando uma rivalidade entre status dos homens participantes.
( ) Os ritos sociais são formas presentes nas sociedades do passado voltadas a manter o grupo unido em torno das lideranças religiosas e políticas de uma comunidade.
( ) Os ritos são expressões da cultura que permitem aos seus praticantes vivenciar e dramatizar suas experiencias sociais, com destaque para o papel do símbolo.
( ) Os ritos sociais expressam as formas pelas quais as classes sociais interagem, reduzindo as distâncias entre si, em grandes festivais religiosos.
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - F - V.

A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o algumas contradições próprias desse caráter europeu da antropologia. Sobre a antropologia contemporânea, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Heterogeneidade.
II- Autoridade do antropólogo.
III- Antropologia pós-colonial.
a) II - I - III - II.
b) I - III - II - I.
c) II - III - I - III.
d) I - II - III - III.

O trabalho de campo é elemento essencial de seu caráter científico. Todavia, a etnografia como momento de imersão do antropólogo no dia a dia de grupos e comunidades investigadas vem recebendo críticas de uma nova geração de antropólogos. Um exemplo dessas críticas é realizado por James Clifford, no livro "A Experiência etnográfica", onde questiona a experiência descritiva realizada pelos antropólogos com relação aos investigados. Sobre a crítica de Clifford (1998), analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para Clifford, as etnografias são ficções, trazendo a parcialidade das verdades históricas e culturais, não revelando a totalidade e exclusividade da experiência entre os interlocutores.
II- Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
III- O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
IV- Segundo James Clifford, a etnografia depende muito mais do olhar do leitor do que propriamente do autor do texto, sendo resultado de uma relação entre o antropólogo e sua comunidade acadêmica.
a) As afirmativas I e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas III e IV estão corretas.

Na obra "A Interpretação das Culturas", escrita pelo antropólogo estadunidense Clifford Geertz, aponta-se o papel da etnografia como aquele voltado a elaborar descrições densas das culturas estudadas pelos antropólogos. Sobre o sentido da descrição densa proposta por Geertz, assinale a alternativa CORRETA:
a) É uma crítica à antropologia, sustentando que a investigação na disciplina deve ter um caráter mais interpretativo e semiótico, voltado a interpretar as teias de significados da cultura.
b) Por descrição densa entende-se a maneira como os antropólogos discutem entre si, isto é, entre seus pares, os resultados de suas investigações no campo junto às sociedades e grupos diferentes.
c) É uma crítica à maneira pouco elaborada de construir etnografias no interior da Antropologia, em razão da ausência de métodos ou existência de instrumentos de pesquisa defasados.
d) Geertz defendeu que para a Interpretação das Culturas é necessário que o antropólogo deixe de lado a etnografia e se ocupe de registrar visualmente os grupos estudados.

Mais conteúdos dessa disciplina