Buscar

TOPOGRAFIA

Você é fiscal de um órgão do governo e está verificando alguns volumes que foram calculados através de software. Você precisa conferir os volumes com base nas seções transversais indicadas no projeto.

Crie sua própria planilha de conferência de volumes. Quando você precisar verificar qualquer volume, poderá acessar sua planilha e questionar o volume calculado. Lembre-se que o cálculo de volume em uma planilha é mais prático de ser realizado utilizando o método gráfico. Portanto, para você definir volumes, é preciso determinar, primeiro, as áreas de corte e aterro em cada seção transversal.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para criar uma planilha de conferência de volumes, você pode seguir os seguintes passos: 1. Crie uma tabela com as seguintes colunas: Seção transversal, Área de corte, Área de aterro, Volume calculado pelo software, Volume conferido. 2. Para determinar as áreas de corte e aterro em cada seção transversal, você pode utilizar o método gráfico. Desenhe a seção transversal em uma folha de papel quadriculado e divida-a em retângulos. Em seguida, conte o número de retângulos que estão acima da linha de corte e o número de retângulos que estão abaixo da linha de corte. Multiplique esses números pela área de cada retângulo para obter a área de corte e a área de aterro. 3. Para conferir o volume calculado pelo software, você pode compará-lo com o volume obtido a partir das áreas de corte e aterro determinadas no passo anterior. Se houver diferença, verifique se o software considerou todas as seções transversais e se as áreas foram calculadas corretamente. 4. Registre o volume conferido na planilha e, se necessário, faça ajustes no volume calculado pelo software. Lembre-se de manter a planilha atualizada e organizada para facilitar a conferência dos volumes.
0
Dislike0
User badge image

Raffaela Nogueira

Aqui está um exemplo de planilha para conferência de volumes com base nas seções transversais indicadas no projeto:

Seção Transversal Área de Corte (m²) Área de Aterro (m²) Volume de Corte (m³) Volume de Aterro (m³)

Nessa planilha, você pode adicionar as informações relevantes de cada seção transversal. Você precisará preencher as áreas de corte e aterro para calcular os volumes correspondentes.

Passos para calcular os volumes:

  1. Obtenha as áreas de corte e aterro de cada seção transversal do projeto.
  2. Meça as áreas de corte e aterro nas seções transversais no local de acordo com as especificações do projeto.
  3. Preencha as áreas de corte e aterro correspondentes em cada linha da planilha.
  4. Para calcular o volume de corte, subtraia a área de corte da seção transversal anterior da área de corte da seção transversal atual e multiplique pelo espaçamento horizontal entre as seções transversais. Insira o resultado na coluna "Volume de Corte".
  5. Para calcular o volume de aterro, subtraia a área de aterro da seção transversal anterior da área de aterro da seção transversal atual e multiplique pelo espaçamento horizontal entre as seções transversais. Insira o resultado na coluna "Volume de Aterro".
  6. Some todos os volumes de corte para obter o volume total de corte e some todos os volumes de aterro para obter o volume total de aterro.

Lembre-se de atualizar a planilha conforme você realiza as medições e cálculos no local. Dessa forma, você terá um registro atualizado dos volumes verificados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais