Buscar

O direito tributário, em regra, é disciplinado por lei ordinária. Desta maneira, as leis ordiárias são o veículo normativo mais importante para dis...

O direito tributário, em regra, é disciplinado por lei ordinária. Desta maneira, as leis ordiárias são o veículo normativo mais importante para disciplina dos temas tributários não gerais de competência federal. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a opção que indica matéria de ordem tributária que pode ser instrumentalizada por lei ordinária, conforme a Constituição Federal: instituição de impostos expressamente previstos na regulamentação das limitações constitucionais ao poder de tributar III estabelecimento de normas gerais sobre decadência tributária IV instituição de impostos não previstos na A Apenas as assertivas III estão corretas. B Apenas as assertivas e IV estão Apenas a assertiva IV está correta. D Apenas a assertiva I está correta.

O direito tributário é disciplinado por lei ordinária.
As leis ordinárias são o veículo normativo mais importante para disciplinar temas tributários não gerais de competência federal.
a) Apenas as assertivas III estão corretas.
b) Apenas as assertivas e IV estão corretas.
c) Apenas a assertiva IV está correta.
d) Apenas a assertiva I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação 1 do direito tributário
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas a assertiva IV está correta. A instituição de impostos não previstos na Constituição Federal é uma matéria de ordem tributária que pode ser instrumentalizada por lei ordinária, conforme a Constituição Federal. As demais assertivas estão incorretas, pois a instituição de impostos expressamente previstos na regulamentação das limitações constitucionais ao poder de tributar é de competência privativa da União, devendo ser realizada por lei complementar; a estabelecimento de normas gerais sobre decadência tributária é de competência privativa da União, devendo ser realizada por lei complementar ou por lei ordinária, dependendo do caso.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais