Buscar

Sociedade Brasileira e Cidadania

Sobre o tema da emigração e da imigração, a noção de cidadania e o lugar que o Brasil ocupa hoje nesse assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. No atual contexto globalizado, a situação de pessoas deslocadas interna e internacionalmente é emblemática para pensarmos as fronteiras, os desafios e as novas potencialidades da cidadania e dos direitos humanos.

II. O Brasil recebe muitos imigrantes e refugiados de países como Haiti, Venezuela, Colômbia, Síria, Angola, entre outros, o que é uma consequência e sintoma da atuação dessas lógicas de expulsão em outras regiões do mundo.

III. Temos problemas muito vivos no contexto atual, como os altos índices de desemprego, o aumento das desigualdades e da violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância às diferenças, o avanço das fronteiras agrícolas, ou seja, fatores que podem provocar o deslocamento de população dentro do espaço interno, nacional, e para fora do país.

IV. Os deslocamentos forçados refletem tendências de funcionamento da cidadania e dos direitos humanos no Brasil e no mundo. A nova realidade do número cada vez maior de pessoas deslocadas coloca desafios para pensarmos a cidadania, sobretudo para desvincularmos o seu sentido da esfera restrita ao nacional.

Assinale a alternativa correta

Alternativas:

  • a)
  • Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
  • b)
  • Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
  • c)
  • Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
  • d)
  • Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
  • e)
  • Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV." Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a situação de pessoas deslocadas interna e internacionalmente é emblemática para pensarmos as fronteiras, os desafios e as novas potencialidades da cidadania e dos direitos humanos. - A afirmativa II está correta, pois o Brasil recebe muitos imigrantes e refugiados de países como Haiti, Venezuela, Colômbia, Síria, Angola, entre outros, o que é uma consequência e sintoma da atuação dessas lógicas de expulsão em outras regiões do mundo. - A afirmativa III está incorreta, pois não aborda diretamente o tema da cidadania e da imigração/emigração. - A afirmativa IV está correta, pois os deslocamentos forçados refletem tendências de funcionamento da cidadania e dos direitos humanos no Brasil e no mundo. A nova realidade do número cada vez maior de pessoas deslocadas coloca desafios para pensarmos a cidadania, sobretudo para desvincularmos o seu sentido da esfera restrita ao nacional.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image