Buscar

O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é a terceira localização primária de incidência e de mortalidade por câncer em mulher...

O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é a terceira localização primária de incidência e de mortalidade por câncer em mulheres no País, com exceção do câncer de pele não melanoma. Ele é responsável por 265 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente (BRASIL, 2016b). O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV). Infecções persistentes por HPV podem levar a transformações intraepiteliais progressivas que podem evoluir para lesões intraepiteliais precursoras do câncer do colo do útero, que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, evoluem para o câncer do colo do útero, sendo o exame citopatológico a principal estratégia de rastreamento do câncer de colo do útero e de suas lesões precursoras. Quanto ao rastreamento é recomendado:

a. O rastreamento deve ser realizado a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, a cada três anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais. Os exames devem seguir por toda a vida.
b. O rastreamento deve ser realizado a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, a cada três anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais, os exames devem seguir até os 64 anos de idade.
c. O rastreamento deve ser realizado a partir de 18 anos em todas as mulheres independente de iniciaram atividade sexual, a cada três anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais, os exames devem seguir até os 64 anos de idade.
d. O rastreamento deve ser realizado em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual e relatam queixas de leucorreia, dispauremia ou sangramento vaginal.
e. O rastreamento deve ser realizado no início da atividade sexual, a cada ano. Os exames devem seguir até os 74 anos de idade.

Essa pergunta também está no material:

prova de pratica gerencial em saude coletiva
1 pág.

Saúde Coletiva Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O rastreamento deve ser realizado a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, a cada três anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais, os exames devem seguir até os 64 anos de idade." É importante ressaltar que o rastreamento deve ser feito com o exame citopatológico (conhecido como Papanicolau) e, em alguns casos, pode ser complementado com o exame de HPV. É fundamental que as mulheres sigam as recomendações médicas e realizem o rastreamento periodicamente para prevenir e detectar precocemente o câncer de colo do útero.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais