Logo Passei Direto
Buscar

Ciência de Materiais

Colégio Objetivo
O ensaio de macrografia consiste na verificação a olho nu ou com uma ampliação de no máximo 10 vezes, de uma superfície plana, preparada adequadamente através de lixamento. Dentre as principais etapas para realização do ensaio macrográfico, com respectivas descrições, é correto afirmar que:


Ataque químico, realizado por aplicação (com auxílio de um pincel ou um chumaço de algodão fixado em uma pinça) ou por imersão (reagente químico é colocado em um recipiente e a superfície do corpo de prova a ser ensaiado é imergida na solução, sem deixar o corpo de prova tocar no fundo do recipiente).
Escolha e localização da seção transversal a ser estudada, para o estudo da solda de topo.
Preparação da superfície compreende as etapas de lixamento e posterior corte ou desbaste.
Corte transversal ou longitudinal ao eixo da peça, escolhido de acordo com o formato da peça.
Lavagem e secagem, respectivamente com aplicação de álcool na superfície preparada e fricção com algodão.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a primeira: "Ataque químico, realizado por aplicação (com auxílio de um pincel ou um chumaço de algodão fixado em uma pinça) ou por imersão (reagente químico é colocado em um recipiente e a superfície do corpo de prova a ser ensaiado é imergida na solução, sem deixar o corpo de prova tocar no fundo do recipiente)." Essa é uma das principais etapas do ensaio macrográfico, que consiste em aplicar um reagente químico na superfície preparada do corpo de prova para revelar as características microestruturais do material. As outras etapas descritas na pergunta também são importantes para a realização do ensaio, mas a primeira é a que se refere diretamente ao ataque químico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de fabricação ou o acompanhamento de peças mecânicas acabadas podem ser avaliados a partir dos diversos ensaios não destrutivos. Os ensaios não destrutivos podem ser utilizados em peças acabadas ou semiacabadas. Com relação ao método de ensaio não destrutivo por radiações ionizantes X e g são feitas as seguintes afirmacoes:

I. Os raios X e g são ondas eletromagnéticas, sendo que os raios X apresentam maior comprimento de onda do que os raios gama.
II. Os ensaios não destrutivos realizados por raios gama permitem avaliações de peças com espessuras maiores que a avaliação por raios X;
III. O equipamento de raios gama, se comparados com o de raio X, é relativamente maior e necessita de uma fonte de refrigeração.

São corretas:

I. Os raios X e g são ondas eletromagnéticas, sendo que os raios X apresentam maior comprimento de onda do que os raios gama.
II. Os ensaios não destrutivos realizados por raios gama permitem avaliações de peças com espessuras maiores que a avaliação por raios X;
III. O equipamento de raios gama, se comparados com o de raio X, é relativamente maior e necessita de uma fonte de refrigeração.
Apenas a afirmativa III.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas a afirmativa I.
Apenas a afirmativa II.
Apenas as afirmativas II e III.

Na engenharia os ensaios mecânicos tem como função fornecer informações para a determinação de parâmetros mecânicos úteis no dimensionamento de projetos, bem como para o controle de qualidade da produção. Neste contexto, nos ensaios de fluência e de fadiga, verifica-se que o primeiro é um ensaio:


com mesmo objetivo que o segundo.
dinâmico e o segundo é estático.
constante no tempo e o segundo de choque.
de dureza e o segundo é dinâmico.
variante no tempo e o segundo é cíclico.

Na engenharia os ensaios mecânicos tem como função fornecer informações para a determinação de parâmetros mecânicos úteis no dimensionamento de projetos, bem como para o controle de qualidade da produção. Neste contexto, para atuar na soldagem de tubulações, como em gasodutos, os soldadores passam por um processo de qualificação; neste processo, são realizados testes e ensaios mecânicos em corpos de prova obtidos a partir de soldas realizadas pelos soldadores. Um ensaio normalmente realizado em processos de qualificação é o de:


fadiga.
dobramento.
compressão.
flexão.
torção.

Mais conteúdos dessa disciplina