Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Colégio Objetivo
1. (UFSC) Existem várias provas da evolução e dentre elas podemos citar as embriológicas. Sobre o tema, é correto afirmar que:

001 - as nadadeiras dos golfinhos, assim como braço e mão humanos, são ditos órgãos homólogos e são herdados de um ancestral comum.
002 - as nadadeiras dos golfinhos e as asas das aves são exemplos de órgãos análogos, que possuem a mesma função, mas não a mesma origem embrionária.
003 - a embriologia comparada é uma das evidências da evolução biológica, pois mostra que os embriões de diferentes espécies apresentam semelhanças em seu desenvolvimento embrionário.
a) Somente a afirmativa 001 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 002 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 003 é verdadeira.
d) As afirmativas 001, 002 e 003 são verdadeiras.
e) As afirmativas 001 e 003 são verdadeiras.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d) As afirmativas 001, 002 e 003 são verdadeiras. Isso porque as nadadeiras dos golfinhos e o braço e a mão humanos são órgãos homólogos, ou seja, possuem a mesma estrutura básica e são herdados de um ancestral comum. Já as nadadeiras dos golfinhos e as asas das aves são órgãos análogos, que possuem a mesma função, mas não a mesma origem embrionária. Além disso, a embriologia comparada é uma evidência da evolução biológica, pois mostra que embriões de diferentes espécies apresentam semelhanças em seu desenvolvimento embrionário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Vestibular
1. (UFPR) Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:
1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.
2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.
3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da conc

1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.
2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.
3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da conc
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

Assinale a alternativa correta.

1. A vida na Terra surgiu com o aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera terrestre.
2. O surgimento da vida na Terra deu-se com a formação de uma bicamada fosfolipídica que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
@e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

Preencha os parênteses com o número que acompanha a expressão que se refere a cada um dos elementos a seguir.


(VI) Multicelularidade
(1) Biomoléculas
(IV) Teoria endossimbiótica
(2) Células
(VII) Seleção natural

A respeito desse tema, assinale o que for correto.

1. Para formular hipóteses sobre a origem da vida e sua evolução, a ciência utiliza o registro fóssil em restos de organismos, preservados em rochas, âmbar ou gelo, que podem ser datados com razoável segurança, por meio de métodos sofisticados como o do carbono 14.
2. Existem três proposições sobre a origem da vida: a criação divina, a origem extraterrestre e a origem por evolução química.
4. Houve uma época em que se acreditava que determinadas substâncias eram exclusivas dos seres vivos e que elas só podiam ser fabricadas dentro deles. Em 1828, o químico Wohler conseguiu produzir em laboratório, a partir de substâncias inorgânicas simples, ureia, que é uma substância orgânica encontrada na urina.
8. Um dos primeiros cientistas a organizar as ideias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, que, em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido, baseado no que seria a composição da atmosfera primitiva. Naquela época ainda não se sabia que os ácidos nucleicos carregam as informações genéticas de todos os seres vivos.
16. Na década de 1950, Miller, um cientista bioquímico norte-americano, fez circular num aparelho fechado uma mistura de vapor de água, metano, amônia e hidrogênio, que submeteu a descargas elétricas contínuas durante toda uma semana, na tentativa de simular a Terra primitiva. No fim do experimento, ele constatou que a mistura, além de outras moléculas orgânicas, continha alguns aminoácidos, as matérias-primas das proteínas.
@01) Para formular hipóteses sobre a origem da vida e sua evolução, a ciência utiliza o registro fóssil em restos de organismos, preservados em rochas, âmbar ou gelo, que podem ser datados com razoável segurança, por meio de métodos sofisticados como o do carbono 14.
@02) Existem três proposições sobre a origem da vida: a criação divina, a origem extraterrestre e a origem por evolução química.
04) Houve uma época em que se acreditava que determinadas substâncias eram exclusivas dos seres vivos e que elas só podiam ser fabricadas dentro deles. Em 1828, o químico Wohler conseguiu produzir em laboratório, a partir de substâncias inorgânicas simples, ureia, que é uma substância orgânica encontrada na urina.
08) Um dos primeiros cientistas a organizar as ideias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, que, em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido, baseado no que seria a composição da atmosfera primitiva. Naquela época ainda não se sabia que os ácidos nucleicos carregam as informações genéticas de todos os seres vivos.
@16) Na década de 1950, Miller, um cientista bioquímico norte-americano, fez circular num aparelho fechado uma mistura de vapor de água, metano, amônia e hidrogênio, que submeteu a descargas elétricas contínuas durante toda uma semana, na tentativa de simular a Terra primitiva. No fim do experimento, ele constatou que a mistura, além de outras moléculas orgânicas, continha alguns aminoácidos, as matérias-primas das proteínas.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a. 2, 5, 1, 4, 3
b. 3, 4, 2, 5, 1
c. 5, 6, 1
a) 2, 5, 1, 4, 3
b) 3, 4, 2, 5, 1
c) 5, 6, 1
d) 2, 1, 5, 3, 4

Com esta manchete, o jornal The New York Times de 12 de novembro de 1938 relatou o que aconteceu nos Estados Unidos na noite anterior, quando foi narrada pela rádio CBS uma história fictícia sobre a invasão por marcianos de uma pequena cidade.


Comparando com a origem da vida na Terra, indique que condições seriam fundamentais para o surgimento de vida em Marte.

A atmosfera de Marte deveria ter as condições existentes na Terra primitiva, como amônia, metano, hidrogênio e vapor-d'água.
Esses gases, em temperaturas adequadas, com as descargas elétricas e radiações, teriam reagido, formando as primeiras moléculas orgânicas.

Mais conteúdos dessa disciplina