(ENADE 2019) Os sistemas de informação em saúde são ferramentas essenciais ao planejamento de gestores da área da saúde, tanto nas empresas privadas quanto nas públicas. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmativas a seguir, acerca de ferramentas utilizadas no planejamento em saúde. I. Os dados epidemiológicos são originados a partir da análise crítica de indicadores de saúde pública. II. O prontuário do paciente é um documento legal e uma importante fonte de informação no contexto assistencial. III. Os indicadores contribuem de forma consistente para o monitoramento do desempenho de uma organização e o alinhamento das atividades operacionais com a gestão estratégica. IV. A gestão da informação permite a comparação do próprio desempenho institucional e orienta o estabelecimento de metas que conduzam ao desenvolvimento. É correto apenas o que se afirma em
I, II e III. I, III e IV. II e III, apenas. I, II, III e IV. I, II e IV. a) I, II e III. b) I, III e IV. c) II e III, apenas. d) I, II, III e IV. e) I, II e IV.
(ENADE 2019) O departamento de faturamento hospitalar diferencia-se dos departamentos de faturamento de outros tipos de empresas por ser permeado de regras e práticas comerciais entre operadoras e hospitais, que são complexas e numerosas. No SUS, a tabela Sigtap (Sistema de gerenciamento da tabela de procedimentos), que contempla ações assistenciais e administrativas, facilitam o entendimento dos faturistas sobre a saúde suplementar. Considerando o texto e o caso apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O gestor do hospital deve fazer o lançamento do custo do procedimento, mesmo que o valor repassado pelo SUS tenha sido menor que o despendido. PORQUE II. Os lançamentos no Sigtap não se prestam apenas à remuneração dos serviços, mas também à avaliação da produção e da produtividade nos serviços de saúde. A respeito dessas asserções assinale a opção correta.
I. O gestor do hospital deve fazer o lançamento do custo do procedimento, mesmo que o valor repassado pelo SUS tenha sido menor que o despendido. II. Os lançamentos no Sigtap não se prestam apenas à remuneração dos serviços, mas também à avaliação da produção e da produtividade nos serviços de saúde. I, apenas. II, apenas. As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
(ENADE 2019) A hotelaria hospitalar é a incorporação de técnicas, procedimentos e serviços de hotelaria em hospitais, visando benefício social, físico, psicológico e emocional para pacientes, familiares e
What is the correct sequence of Brazilian literary works from the colonial period?
(ENADE 2019) Um hospital beneficente está passando por dificuldades, os valores recebidos não cobrem os valores gastos com a prestação do serviço assistencial. Um gestor financeiro, recém-admitido nesse hospital, decide, a médio prazo, rever todos os contratos com as operadoras de saúde e, a curto prazo, adotar medidas de economia e de otimização dos recursos produtivos. Considerando a situação descrita, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A maximização dos recursos nas diárias hospitalares por meio da inclusão de alterações assistenciais é possível enquanto os contratos não são alterados. PORQUE II. A correta execução das cobranças pelo faturamento hospitalar, tanto assistenciais como administrativas, evita a geração de glosas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. b) As asserções I e II são proposições falsas. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. e) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
(ENADE 2019) A recepcionista de uma clínica atende um rapaz que solicita o prontuário de sua mãe. Embora já tenha visto o rapaz acompanhar a mãe em outras oportunidades e queira prestar um atendimento eficiente, a funcionária fica na dúvida quanto à entrega do prontuário a ele. Considerando o manuseio de documentos e informações nas instituições de saúde, avalie as afirmações a seguir. I. A conduta adequada da recepcionista, nessa situação, seria a entrega do prontuário ao representante legal, mediante apresentação de procuração. II. O Código de Ética Médica veda ao médico conceder conhecimento e posse de prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional. III. O sistema de prontuário eletrônico oferece para as clínicas a vantagem de agilizar os atendimentos. É correto o que se afirma em
I. A conduta adequada da recepcionista, nessa situação, seria a entrega do prontuário ao representante legal, mediante apresentação de procuração. II. O Código de Ética Médica veda ao médico conceder conhecimento e posse de prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional. III. O sistema de prontuário eletrônico oferece para as clínicas a vantagem de agilizar os atendimentos. I e II, apenas. II e III, apenas. III, apenas. I, apenas. I, II e III.
Referente a esse procedimento, o hospital recebeu R$ 601,69 de repasse do SUS e teve custo total aproximado de R$ 7.204,00. Considerando o texto e o caso apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O gestor do hospital deve fazer o lançamento do custo do procedimento, mesmo que o valor repassado pelo SUS tenha sido menor que o despendido. PORQUE II. Os lançamentos no Sigtap não se prestam apenas à remuneração dos serviços, mas também à avaliação da produção e da produtividade nos serviços de saúde. A respeito dessas asserções assinale a opção correta.
I. O gestor do hospital deve fazer o lançamento do custo do procedimento, mesmo que o valor repassado pelo SUS tenha sido menor que o despendido. II. Os lançamentos no Sigtap não se prestam apenas à remuneração dos serviços, mas também à avaliação da produção e da produtividade nos serviços de saúde. I, apenas. II, apenas. I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
(ENADE 2019) Em um ambiente profissional, os indivíduos manifestam comportamentos diversos, que demandam do gestor ações visando-se à preservação do clima organizacional. É correto o que se afirma em