Logo Passei Direto
Buscar

Literatura Brasileira

Colégio Objetivo
Maneirismo é o nome empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do Renascimento até o início do Século XVII. Todo esse período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países. O Maneirismo é compreendido pela marca subjetiva das suas formas. Sobre esse estilo, assinale a alternativa INCORRETA:

A Seus principais expoentes participavam dos círculos ilustrados das cortes.
B O Maneirismo concebia a arte como fonte da criação do espírito e manifestação da alma do artista.
C O Maneirismo procurou sair do controle de normas impostas, revigorou temas e formas clássicas, concebeu uma nova maneira de observar e descrever a natureza.
D Os maneiristas concebiam uma arte regular e harmoniosa, sem o exagero das formas. Era um movimento artístico de apoio às estruturas sociais da época.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra D. Os maneiristas não concebiam uma arte regular e harmoniosa, sem o exagero das formas. Pelo contrário, o Maneirismo se caracterizava por formas exageradas, alongadas e distorcidas, buscando expressar emoções e sentimentos intensos.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural. Foi em cidades como Florença, Gênova e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Gênova e Veneza tinham relação comercial direta com árabes e bizantinos. Ambas são importantes cidades portuárias.
( ) Acumulou riquezas obtidas com o comércio; sendo assim, formou-se uma poderosa classe de ricos mercadores, banqueiros e poderosos senhores, que investiam grandes somas em dinheiro na arte, em troca de reconhecimento e prestígio.
( ) O constante contato dos italianos com os árabes e bizantinos era por meio do comércio. Com base nesse fato, foi possível o acesso, pelo povo italiano, às obras clássicas desses povos.
( ) Artistas de diversas localidades se deslocavam à Itália em busca de poderosos, conhecidos como mecenas, para que estes financiassem suas obras.

A literatura dos jesuítas, como o próprio título sugere, foi criada pelos jesuítas e era voltada, principalmente, para o trabalho de catequizar os índios. A serviço da Contrarreforma Católica, os jesuítas logo se fizeram presentes em terras brasileiras. Essa presença foi marcada não somente pelo trabalho de aculturação indígena, mas também através da produção literária, constituída de poesias de fundamentação religiosa, intelectual, despojada, simples, com vocabulário fácil e ingênuo. Sobre a literatura jesuítica, analise as afirmativas a seguir:

I- Entre outros missionários, a literatura de Anchieta serviu como instrumento para a conversão e a expansão da fé cristã. Sendo assim, o colonizador impôs a celebração e o respeito a sua religião, aos valores morais e estéticos, bem como o predomínio da sua língua.
II- As manifestações culturais praticadas pelos nativos foram valorizadas, como foi o caso do culto aos mortos com seus cantos e danças.
III- Com seus autos, Anchieta desempenhou importante função de catequizar e, por isso mesmo, ensinar. Os missionários percebiam no teatro um poderoso aliado para, gradativamente, incutir nos nativos as verdades cristãs.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e III estão corretas.
B) Somente a afirmativa III está correta.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) As afirmativas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina