Buscar

2. O que são requisitos funcionais e não funcionais? Assinale a alternativa que explica as diferenças. Requisitos funcionais são restrições aos se...

2. O que são requisitos funcionais e não funcionais? Assinale a alternativa que explica as diferenças.

Requisitos funcionais são restrições aos serviços ou às funções oferecidos pelo software, incluindo normas e timing, e normalmente se aplicam ao software como um todo.
Requisitos não funcionais normalmente especificam ou restringem características do sistema e frequentemente são mais críticos que os não funcionais, ou seja, se deixar de atender a esses requisitos, pode ser que o sistema seja inutilizado.
Como um dos problemas em desenvolvimento de software, pode-se citar a imprecisão na especificação dos requisitos não funcionais, o que pode ocasionar atrasos e aumento de custos na engenharia do software. Por essa razão, preza-se que seja sempre completa e consistente, de forma que todos os serviços requeridos pelo usuário sejam explícitos plenamente.
Não funcionais podem ser descritos de uma forma mais abstrata para que o usuário do sistema tenha uma compreensão mais fácil ou podem ser mais específicos tecnicamente, com entradas, saídas, exceções e restrições.
Os funcionais são os que abordam o que o software deverá fazer, como deverá reagir a entradas específicas e o comportamento. Dependem do tipo de software que será desenvolvido, de quem o utilizará e da maneira como é feita a escrita dos requisitos pela empresa.

Essa pergunta também está no material:

Atividades Avaliativas
48 pág.

Gerenciamento de Projetos Centro Universitário de Maringá - EADCentro Universitário de Maringá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os requisitos funcionais são restrições aos serviços ou funções oferecidos pelo software, incluindo normas e timing, e geralmente se aplicam ao software como um todo. Eles descrevem o que o software deve fazer, como deve reagir a entradas específicas e seu comportamento. Já os requisitos não funcionais especificam ou restringem características do sistema e são frequentemente mais críticos do que os requisitos funcionais. Se esses requisitos não forem atendidos, o sistema pode se tornar inutilizável. Eles podem ser descritos de forma mais abstrata para facilitar a compreensão do usuário ou podem ser mais específicos tecnicamente, com entradas, saídas, exceções e restrições. É importante que a especificação dos requisitos não funcionais seja completa e consistente, de forma que todos os serviços requeridos pelo usuário sejam explicitamente definidos. A imprecisão na especificação dos requisitos não funcionais pode causar atrasos e aumento de custos no desenvolvimento do software.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais