Segundo Bion, independente das razões pelas quais o grupo se reúne, ele está sujeito ao surgimento de estados mentais compartilhados que se opõem à consecução da tarefa do grupo, os supostos básicos. São espécies de resistência grupal que podem aparecer simultânea ou separadamente, ocasionando dificuldades para o grupo de trabalho, que precisa ter predisposição e cooperação para a realização da tarefa grupal. Bion descreveu três supostos básicos.
Analise as afirmativas a seguir.
I. O grupo quer que o coordenador assuma a responsabilidade e faça mais do que ficar só esperando pelas ações do grupo. II. A tarefa do grupo ficou muito difícil, o momento foi tenso, mas o grupo buscou por uma solução. III. O grupo tem brigado muito, ninguém mais se entende. O clima é de desconfiança entre as pessoas. IV. O grupo tem trazido insatisfação quanto ao rumo que as coisas estão assumindo. Uma participante falou sobre os resultados de outro grupo. Assinale a alternativa que indica apenas as afirmativas que se relacionam com os supostos básicos de Bion.
Assinale a alternativa que indica uma situação que pode ser considerada um sistema humano (grupo). E. Pessoas pegas como reféns em um assalto, que se encontram isoladas dentro do banco com os assaltantes, e precisam negociar as rendições com eles.
a) Pessoas pegas como reféns em um assalto, que se encontram isoladas dentro do banco com os assaltantes, e precisam negociar as rendições com eles.
4. Ignácio Martín-Baró define os grupos humanos como estruturas compostas por relacionamentos entre indivíduos, canalizadoras de necessidades individuais e interesses coletivos situados de forma concreta, circunstancial e histórica. Sobre as ideias desse autor, assinale a alternativa correta.
a) Martín-Baró considera que os grupos humanos são estruturas abstratas e desvinculadas da realidade concreta. b) Martín-Baró defende que os grupos humanos são formados apenas por relacionamentos entre indivíduos. c) Martín-Baró não considera a dimensão histórica como relevante na compreensão dos grupos humanos. d) Para Martín-Baró, os três parâmetros para a definição de um grupo são a identidade, o poder e a atividade.