Buscar

Um dos momentos mais famosos de A república é a expulsão de poetas, como Homero, de participar da comunidade utópica. Entretanto, Platão admitia qu...

Um dos momentos mais famosos de A república é a expulsão de poetas, como Homero, de participar da comunidade utópica. Entretanto, Platão admitia que certas ficções, nobres verdades, seriam interessantes para sua cidade ideal. Por quê?


A proposta era mostrar como um rei filósofo era o melhor governante possível, e, na ausência de um caso real, Platão sugeriu criar um abstrato.
A constituição é a melhor, e como cada constituição deve ser estruturada, e quais as leis e costumes que uma constituição deve incorporar para ser a melhor.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de António de Castro Caeiro. São Paulo: Forense, 2017.
Do conjunto da obra de Aristóteles, é correto afirmar que possui menor importância que as obras de Platão.
Foi rapidamente superado pelos filósofos medievais.

Essa pergunta também está no material:

AVS
4 pág.

Filosofia, Ética e Cidadania Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na obra "A República", Platão expulsa os poetas, como Homero, da comunidade utópica por considerá-los imitadores da realidade e afastados das ideias verdadeiras. No entanto, ele reconhece que certas ficções nobres podem ser interessantes para a cidade ideal que ele propõe. Isso ocorre porque Platão acredita que essas ficções podem transmitir valores e ensinamentos importantes para a formação dos cidadãos. Portanto, ele permite a presença de certas ficções na sua cidade ideal, desde que sejam úteis para a educação e formação dos indivíduos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais